Narradores do Extremo Norte: narrador e foco narrativo em Ribanceira de Dalcídio Jurandir
Palavras-chave:
Dalcídio Jurandir, Ribanceira, Narrador, Foco narrativoResumo
Esse artigo discute a constituição do narrador e do foco narrativo nos romances Ribanceira (1978), de Dalcídio Jurandir (1909-1979). Essa obra integra a saga ficcional do ciclo Extremo Norte criada pelo romancista paraense. O ciclo, integralmente, composto por dez livros, narra a vida de mulheres, homens, crianças e idosos no interior da Amazônia brasileira no início do século XX, apresentando como personagem principal o jovem Alfredo (exceto em Marajó), cuja trajetória de vida se conecta aos dramas sociais e pessoais dos demais personagens. A saga dalcidiana é urdida por um narrador global onisciente em terceira pessoa (FRIEDMAN, 2002), que alterna sua postura entre a neutralidade, a intrusão e o uso de múltiplos ponto de vista, provocando o esfacelamento da narrativa (FURTADO, 2010). Quando esse recurso é exacerbadamente explorado, o narrador global distancia-se significativamente da matéria narrada, atribuindo a outros personagens o status de narrador, criando assim as categorias de personagens-narradoras. Essa categoria divide-se em dois tipos: o primeiro, tipo I, assume a condição de narrador dando progressão à matéria narrada, o segundo, tipo II, conta histórias encaixadas ao enredo principal, apresentado, ainda, uma subdivisão de narradores populares que contam, oralmente, narrativas permeadas por elementos do imaginário amazônico. Considera-se que ao dar voz a mulheres, pescadores, vaqueiros, lavradores e demais personagens, a ficção dalcidiana denuncia as trágicas formas de violência perpetradas no extremo norte do Brasil.Referências
BOLLE, Willi. Boca do Amazonas: roman-fleuve e dictio-narium caboclo em Dalcídio Jurandir. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Belém, v. 6, n. 2, Ago. 2011.
FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP, n. 53, março/maio, 2002, p. 166-182.
FURTADO, Marlí Tereza. Universo derruído e corrosão do herói em Dalcídio Jurandir. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
FURTADO, Marlí Tereza. Dalcídio Jurandir e o romance de 30 ou um autor de 30 publicado em 40. Teresa – Revista de literatura brasileira, n. 16, São Paulo: 2015, p. 191-204. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/teresa/article/view/115425/113035. Acesso em: 24 set. 2019.
FURTADO, Marlí Tereza; NASCIMENTO, Maria de Fátima do. Dalcídio Jurandir e Benedito Monteiro: a incorporação estética do imaginário popular. In: Moara, n. 20, jul./dez., Belém, 2003, p. 131-146.
JURANDIR, Dalcídio. Ribanceira. Rio de Janeiro: Record, 1978.
MALIGO, Pedro. Ruínas idílicas: a realidade amazônica em Dalcídio Jurandir. In: Revista USP, nº 13. São Paulo, 1992.
NUNES, Benedito. Dalcídio Jurandir: as oscilações de um ciclo romanesco. In: Asas da Palavra – revista da Graduação em Letras, v. 8, nº 17, junho 2004. Belém: Editora Unama.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.