A pandemia de COVID-19 sob a perspectiva do sobredestinatário
Resumo
Este trabalho foi metodologicamente concebido como um estudo de caso embasado em procedimentos cartográficos de pesquisa. Nele, temos por objetivo acompanhar a distribuição de enunciados referentes à pandemia de Covid-19 em dois cotidianos nacionais – uma edição de O Globo e uma da Folha de S. Paulo. O mapeamento de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos resultou no agrupamento de perfis diferenciados em função das forças que se atualizam nos periódicos: notícias que divulgam dados concernentes à pandemia; notícias que articulam crise sanitária, economia e forças governamentais, encontro que será ratificado pelo cotejamento com trechos de entrevistas realizadas com pesquisadores oriundos de diferentes campos de conhecimento; gêneros discursivos que se alteram e gêneros que se (re)criam, além de matérias que se tornam notícia unicamente em função da pandemia. Com a finalidade de redimensionar o tipo de resultados obtidos por meio da categorização das notícias em diferentes gêneros, procedeu-se, dois anos mais tarde, a um mesmo tipo de levantamento nos mesmos cotidianos, sendo então verificado que, em parte, a tipologia de notícias depreendida na primeira etapa de pesquisa parecia estar na estreita dependência do tema da Covid-19. A referida tipologia é uma das contribuições centrais do artigo, colocando em destaque a produtividade do dispositivo cartográfico para os estudos da linguagem. Uma outra contribuição reside na complexificação do quadro de coenunciadores, ao se depreender a imagem de um sobredestinatário - o terceiro sempre presente nas trocas verbais – cujo perfil antinegacionista dá provas de uma consciência ético-política com foco no plano coletivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.