UMA CRÍTICA AO PÓS-HUMANISMO

REPRESENTAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

Resumo

O surgimento das novas condições tecnológicas, a partir dos impactos das novas mídias, reelaborou as formas como concebemos a subjetividade humana. Para Žižek (2012; 2015; 2019), essa quarta revolução industrial, na qual estamos inseridos, provocou transformações em nossa compreensão da biogenética e da realidade, que acaba por impactar, segundo a Nova Pragmática, as formas que representamos a linguagem e o próprio ser humano (RAJAGOPALAN, 1987; 2003). Dessa maneira, partindo da ideia de que o establishment pode ser mudado, ou já está mudando, a pergunta que podemos fazer é se deixaremos as coisas mudarem automaticamente, para uma sociedade permissivamente autoritária, ou se frustraremos, em um ato de liberdade (ŽIŽEK, 2015), a realização espontânea do que está acontecendo. Portanto, este artigo se serve desse tipo de decisão negativa, não em busca de uma resposta correta para uma emancipação universalizante, mas visando a um encorajamento constante e questionador.

Biografia do Autor

Francisco Djefrey Simplicio Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando (já qualificado) no programa de pós-gradução em Linguísstica Aolicada, Centro de Humanidades, Universidade Estadual do Ceará

Downloads

Publicado

04-04-2024

Como Citar

FERREIRA, D. M. M.; FRANCISCO DJEFREY SIMPLICIO PEREIRA. UMA CRÍTICA AO PÓS-HUMANISMO: REPRESENTAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 24, n. 56, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/29421. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Discurso, história e processos de subjetivação