Os melhores homens” podem ser alvos de polêmica:
uma análise do discurso polêmico em mídias digitais
Resumo
Este estudo buscou analisar o discurso polêmico no vídeo marketing da Gillette, postado no YouTube em janeiro de 2019, em resposta ao movimento #metoo. Para tanto, a análise ancorou-se nos princípios teórico-metodológicos da Análise Dialógica do Discurso; e em Ruth Amossy, ao assumir a polêmica como marca da democracia, e do entendimento do pathos como estratégia argumentativa. Obtendo esse vídeo, como resultado da busca por “propaganda polêmica” com maior número de dislikes, foram rastreadas hashtags sobre o tema, nas redes sociais, a fim de localizar enunciados relativos à discussão. Verificou-se que o vídeo baseia-se em clichês, promovendo a identificação do auditório social, caracterizando, assim, o pathos. Além disso, constatou-se que o apelo ao senso de responsabilidade deu-se no plano da polêmica velada, estabelecendo a dicotomização do auditório, visto que uma parcela do público interpretou a mensagem da campanha como sendo generalista em definir os homens como sendo abusivos e violentos.
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