Os melhores homens” podem ser alvos de polêmica:

uma análise do discurso polêmico em mídias digitais

Autores

  • Nívea Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campus Curitiba. Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação.
  • Aline Cristina de Souza Folloni Universidade Tecnológica Federal do PAraná

Resumo

Este estudo buscou analisar o discurso polêmico no vídeo marketing da Gillette, postado no YouTube em janeiro de 2019, em resposta ao movimento #metoo. Para tanto, a análise ancorou-se nos princípios teórico-metodológicos da Análise Dialógica do Discurso; e em Ruth Amossy, ao assumir a polêmica como marca da democracia, e do entendimento do pathos como estratégia argumentativa. Obtendo esse vídeo, como resultado da busca por “propaganda polêmica” com maior número de dislikes, foram rastreadas hashtags sobre o tema, nas redes sociais, a fim de localizar enunciados relativos à discussão. Verificou-se que o vídeo baseia-se em clichês, promovendo a identificação do auditório social, caracterizando, assim, o pathos. Além disso, constatou-se que o apelo ao senso de responsabilidade deu-se no plano da polêmica velada, estabelecendo a dicotomização do auditório, visto que uma parcela do público interpretou a mensagem da campanha como sendo generalista em definir os homens como sendo abusivos e violentos.

Biografia do Autor

Nívea Rohling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campus Curitiba. Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação.

Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Paraná. Docente doPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UTFPR.

Aline Cristina de Souza Folloni, Universidade Tecnológica Federal do PAraná

Mestre em Estudos de Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020). Especialista em Linguagens e Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Com especialização em andamento em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Letras Português-Inglês também pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Tem interesse em estudos atrelados à área da Linguística, mais especificamente, da Análise Dialógica do Discurso e da Linguística Aplicada.

Downloads

Publicado

04-04-2024

Como Citar

ROHLING, N.; DE SOUZA FOLLONI, A. C. Os melhores homens” podem ser alvos de polêmica:: uma análise do discurso polêmico em mídias digitais. Línguas & Letras, [S. l.], v. 24, n. 56, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/29784. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Discurso, história e processos de subjetivação