#EMBRIGADEMARIDOEMULHERSEMETEACOLHERSIM

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, ENUNCIADOS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NAS MÍDIAS DIGITAIS

Autores

  • Ângela Paula Nunes Ferreira Universidade Federal da Paraíba
  • Regina Baracuhy Universidade Federal da Paraíba

Resumo

No espaço da internet, o uso das hashtags são bastante utilizadas para se levantar discussões e indexá-las em diversos aplicativos. O feminicídio da jovem advogada paranaense Tatiane Spitzner, ocorrido em julho de 2018, foi amplamente divulgado na mídia corporativa e nas mídias digitais, sobretudo nas redes sociais. Nesta pesquisa, propomo-nos a analisar, à luz dos Estudos Discursivos Foucaultianos, a produção de subjetividades para a mulher vítima de feminicídio a partir da discursivização do crime nas mídias digitais em publicações indexadas pela #embrigademaridoemulhersemeteacolhersim, que irrompeu após a morte de Tatiane Spitzner. O corpus será constituído por oito publicações indexadas a partir da #embrigademaridoemulhersemeteacolhersim, pelo critério de maior regularidade discursiva. Será utilizada uma abordagem descritivo-interpretativa associada ao método arqueogenealógico. Como resultados, o acúmulo gerado pela irrupção de publicações que retornam o enunciado “em briga de marido e mulher não se mete a colher”, através da sua refutação e atualização, produzem novas verdades sobre a prática do feminicídio na atualidade e contribuem para a sua discursivização como um crime grave e cuja denúncia para evitar que o crime se consume é de responsabilidade de todos aqueles que dele tiverem conhecimento. Nas publicações, a vítima é subjetivada como mulher em situação de violência, portanto, merecedora de proteção social e estatal.

 

Palavras-chave: Estudos discursivos foucaultianos; violência contra a mulher; subjetividades.

Biografia do Autor

Ângela Paula Nunes Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Linguística, área de concentração: Linguística e práticas sociais, linha de pesquisa: Discurso e sociedade, pela Universidade Federal da Paraíba (2018-atual). Mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba(2013). Graduada em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Graduada em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Graduada em Letras-Língua Espanhola pela Universidade Estadual da Paraíba (2017). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Estadual da Paraíba (2011). Especialista em Ciências Penais pela Faculdade Anhanguera (2008).

Regina Baracuhy, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara (2004); Graduação em Letras (1987) e Mestrado em Língua Portuguesa na Universidade Federal da Paraíba (1994). Atualmente, realiza Estágio Pós Doutoral na Universidade Federal de Uberlândia. É professora Associado Nível IV da UFPB, onde orienta pesquisas em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Está vinculada ao Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL) e é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING-UFPB). Adota, como aporte teórico-metodológico, os pressupostos da área dos Estudos Discursivos Foucaultianos. Desenvolve pesquisas que envolvem questões relacionadas ao discurso, sujeito e poder na mídia digital e cartografias de espaços urbanos. É Membro do GT Estudos Discursivos Foucaultianos da ANPOLL e coordena o Grupo de Pesquisa interinstitucional (CIDADI) - Círculo de Discussões em Análise do Discurso (UFPB /CNPQ), que reúne professores-pesquisadores de várias universidades do eixo norte-nordeste do Brasil (UFCG, UEPB, UFRN, UFERSA, UERN, UFMA, UFPA, UEFS) .

Downloads

Publicado

04-04-2024

Como Citar

NUNES FERREIRA, Ângela P.; BARACUHY, R. . #EMBRIGADEMARIDOEMULHERSEMETEACOLHERSIM: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, ENUNCIADOS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NAS MÍDIAS DIGITAIS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 24, n. 56, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/30171. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Discurso, história e processos de subjetivação