Os elementos axiológicos na produção de atividades de leitura e de epilinguagem no contexto da formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250008Resumo
Este artigo reflete sobre o papel das axiologias sociais mobilizadas na produção de atividades de leitura e análise linguística de ancoragem dialógica, tendo como eixo organizador a letra de música “Troca de Calçada”, composta por Juliano Soares, Rodrigo Ferrari e Marília Mendonça, quem interpreta a canção. Lançamos mão do enunciado letra de música para refletir sobre os diálogos suscitados durante do ciclo formativo, a que as professoras foram submetidas, a compreender e produzir valoração em situação de ensino e de aprendizagem de língua. A presente proposta é alinhada à perspectiva dialógica de linguagem defendida pelo Círculo de Bakhtin e aos entusiastas estudiosos dessa corrente, no Brasil, e busca incursões dos estudos dialógicos na prática do professor de Português. Os resultados revelaram como a) as docentes reconhecem o mapeamento valorativo impresso nos recursos da língua; b) o processo de reconhecimento do valor, por meio das atividades de leitura valorada; c) a compreensão de que a temática está vinculada ao extraverbal e ao verbal que reveste a abordagem de aspectos linguístico-textuais, discursivos e enunciativos de uma intepretação axiológica, a partir do trabalho com gênero definido.
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