Os elementos axiológicos na produção de atividades de leitura e de epilinguagem no contexto da formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250008

Resumo

Este artigo reflete sobre o papel das axiologias sociais mobilizadas na produção de atividades de leitura e análise linguística de ancoragem dialógica, tendo como eixo organizador a letra de música “Troca de Calçada”, composta por Juliano Soares, Rodrigo Ferrari e Marília Mendonça, quem interpreta a canção. Lançamos mão do enunciado letra de música para refletir sobre os diálogos suscitados durante do ciclo formativo, a que as professoras foram submetidas, a compreender e produzir valoração em situação de ensino e de aprendizagem de língua. A presente proposta é alinhada à perspectiva dialógica de linguagem defendida pelo Círculo de Bakhtin e aos entusiastas estudiosos dessa corrente, no Brasil, e busca incursões dos estudos dialógicos na prática do professor de Português. Os resultados revelaram como a) as docentes reconhecem o mapeamento valorativo impresso nos recursos da língua; b) o processo de reconhecimento do valor, por meio das atividades de leitura valorada; c) a compreensão de que a temática está vinculada ao extraverbal e ao verbal que reveste a abordagem de aspectos linguístico-textuais, discursivos e enunciativos de uma intepretação axiológica, a partir do trabalho com gênero definido.

Biografia do Autor

André Felipe Pereira de SOUZA, Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLIT/UFNT)

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (2012). É pós-graduado em Estudos Linguísticos e Análise Literária pela UEPA (2013) , também é especialista em Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos, pelo Centro Universitário -FIBRA (2015) .Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação do ProfLetras (UNIFESSPA). Doutor em Linguística e Literatura pelo PPGLLIT-UFNT. Atualmente é professor efetivo de Língua Portuguesa e Redação da rede municipal de ensino de Mãe do Rio (SEMED), bem como professor concursado de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino (SEDUC). Há 11 anos, trabalha na educação básica de ensino, tem experiência profissional na área de Língua Portuguesa e Técnicas de Redação, no que diz respeito ao contexto acadêmico tem se dedicado aos estudos de temas da Linguística Aplicada e os diálogos com a LT e estudos do Círculo de Bakhtin ligados ao ensino e à aprendizagem de língua. Integra os grupos de pesquisa Práticas de Linguagens (PLES-UFT) e o Escrita: ensino, práticas, representações, concepções (UNICAMP).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pós-doutorado em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UFT) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT/UFNT). Na graduação, leciona disciplinas na área de Estágio Supervisionado, Letramentos e Linguística Aplicada. É coordenadora do projeto de pesquisa: A escrita em contextos de ensino e de aprendizagem (UFT) e do Grupo de pesquisa: Práticas de Linguagens (UFT/CNPq). É membro dos Grupos de Pesquisa: Escrita: ensino, práticas, representações e concepções (Unicamp) e Interação e Escrita (www.escrita.uem.br). É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2). Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL. Atua na área de Linguística Aplicada, nas linhas de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e Formação do Professor de Línguas; estágio supervisionado; ensino de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Ancoragem da "Olimpíada de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro", como professora formadora do Estado do Tocantins.

Downloads

Publicado

15-07-2025

Como Citar

SOUZA, A. F. P. de; FUZA, Ângela F. Os elementos axiológicos na produção de atividades de leitura e de epilinguagem no contexto da formação continuada. Línguas & Letras, [S. l.], v. 26, n. 60, p. 1–31, 2025. DOI: 10.5935/1981-4755.20250008. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/34834. Acesso em: 24 ago. 2025.

Edição

Seção

A prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica: contribuições para o ensino da linguagem