Desautomatizando a escuta ativa com a videoanimação:

uma proposta de análise linguística/semiótica da oralidade na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250006

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre a necessidade de articulação entre a oralidade e a prática de análise linguística/semiótica no contexto escolar e elaboramos uma atividade de escuta ativa para o Ensino Fundamental II com base nessa relação. Para isso, trazemos breve discussão sobre a análise linguística/semiótica de base dialógica, relacionando-a às práticas de oralidade na escola, especificamente à escuta ativa, que envolve os aspectos multissemióticos dos gêneros orais. Tomamos as categorias estabelecidas por Magalhães, Sigiliano e Garcia-Reis (2024) como base para fazer a análise da videoanimação, análise esta feita por meio de um encaminhamento didático que articula PAL/S à escuta ativa, que indica caminhos para que os docentes do Ensino Básico possam desenvolver atividades semelhantes em sala de aula, sob a égide de superação da prática de análise linguística atrelada apenas à exploração do texto verbal. 

Biografia do Autor

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Letras (UFJF), mestre em Linguística (UFJF) e doutora em Letras - Estudos Linguísticos (UFF)

Carolina Alves Fonseca, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Letras (2012), mestrado em Linguística e Ensino (2015) e doutorado em Linguagem e Sociedade (2020) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação João XXIII e do Mestrado Profissional em Letras - UFJF.  

Natália Sathler Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Letras (área de concentração em Linguística) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Doutora em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. É professora permanente e, atualmente, coordena o Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS/UFJF.

Downloads

Publicado

15-07-2025

Como Citar

MAGALHÃES, T. G.; FONSECA, C. A.; SIGILIANO, N. S. Desautomatizando a escuta ativa com a videoanimação:: uma proposta de análise linguística/semiótica da oralidade na escola. Línguas & Letras, [S. l.], v. 26, n. 60, p. 1–37, 2025. DOI: 10.5935/1981-4755.20250006. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/34917. Acesso em: 24 ago. 2025.

Edição

Seção

A prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica: contribuições para o ensino da linguagem