Desautomatizando a escuta ativa com a videoanimação:
uma proposta de análise linguística/semiótica da oralidade na escola
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250006Resumo
Neste artigo, refletimos sobre a necessidade de articulação entre a oralidade e a prática de análise linguística/semiótica no contexto escolar e elaboramos uma atividade de escuta ativa para o Ensino Fundamental II com base nessa relação. Para isso, trazemos breve discussão sobre a análise linguística/semiótica de base dialógica, relacionando-a às práticas de oralidade na escola, especificamente à escuta ativa, que envolve os aspectos multissemióticos dos gêneros orais. Tomamos as categorias estabelecidas por Magalhães, Sigiliano e Garcia-Reis (2024) como base para fazer a análise da videoanimação, análise esta feita por meio de um encaminhamento didático que articula PAL/S à escuta ativa, que indica caminhos para que os docentes do Ensino Básico possam desenvolver atividades semelhantes em sala de aula, sob a égide de superação da prática de análise linguística atrelada apenas à exploração do texto verbal.
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