Prospecção teórico-metodológica de Prática de Análise Linguística para o 5º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250007

Resumo

Este artigo apresenta e exemplifica as etapas do processo de produção de uma prospecção teórico-metodológica de Prática de Análise Linguística (PAL) de base interacionista-dialógica para o 5º ano do Ensino Fundamental (EF) e, de forma específica, caracteriza as atividades epilinguísticas e metalinguísticas que a compõem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um prospecção teórico-metodológica (Menegassi, 2024), forjada no contexto de um curso de formação continuada com docentes do 5º ano do EF, atuantes na rede municipal de ensino de uma cidade de pequeno porte da região Noroeste do Paraná. Subsidiado nos pressupostos interacionista-dialógicos da PAL, o processo de produção da prospecção compreende quatro etapas: 1ª) a escolha do enunciado concreto; 2ª) o estudo analítico do enunciado; 3ª) o planejamento da elaboração didática; 4ª) a construção, exemplificação e caracterização das atividades epilinguísticas e metalinguísticas. A proposta contribui para a formação do professor como agente mediador de PAL, uma vez que auxilia no processo de ampliação da consciência dos pressupostos teórico-metodológicos que a balizam.

Palavras-chave: Prospecção teórico-metodológica; Prática de análise linguística; Formação docente.

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Publicado

15-07-2025

Como Citar

CIAVOLELLA, B. Prospecção teórico-metodológica de Prática de Análise Linguística para o 5º ano do Ensino Fundamental. Línguas & Letras, [S. l.], v. 26, n. 60, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5935/1981-4755.20250007. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/34998. Acesso em: 24 ago. 2025.

Edição

Seção

A prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica: contribuições para o ensino da linguagem