A Prática de Análise Linguística no Currículo da Rede Estadual Paranaense:
uma análise discursiva dialógica
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250015Resumo
A Prática de Análise Linguística (PAL) como prática pedagógica reflexiva articulada à produção e à leitura de textos nas aulas de Língua Portuguesa (LP) surge com o professor e pesquisador João Wanderley Geraldi na década de 1980. Essa proposta prima por um ensino que priorize atividades de reflexão com, sobre e da língua(gem) e vem repercutindo nos documentos parametrizadores do ensino em nosso país desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998). No entanto, como todo discurso, a proposta de PAL de Geraldi (1984, 1997[1991]) recebeu diferentes respostas ativas de seus interlocutores, de modo que há compreensões diversas sobre a análise linguística e a forma de efetivá-la no ensino de LP (Rodrigues, 2021; Bilhar de Souza, 2023). Assim, nosso objetivo, nesta pesquisa, é analisar os discursos que o Currículo da Rede Estadual Paranaense – CREP (Paraná, 2021), anos finais do Ensino Fundamental, apresenta sobre a PAL, observando aproximações e distanciamentos para com a proposta de Geraldi. Para tal, nossas análises são pautadas na Análise Dialógica do Discurso. Como resultado observamos que convivem no documento diferentes compreensões sobre a PAL, com destaque para o discurso da PAL como uma gramática contextualizada e como uma nova expressão para as mesmas práticas tradicionais de ensino, o que não condiz com a perspectiva enunciativo-discursiva que o documento informa adotar, afastando-se da proposta geraldiana.
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