A nota jornalística em perspectiva dialógica
verbo-visualidade e ensino
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250013Resumo
Resumo: Neste texto, destaca-se a nota jornalística como gênero do discurso privilegiado para a análise e o ensino da verbo-visualidade. Para tal, ancoramo-nos na teoria dialógica do Círculo de Bakhtin e em alguns de seus interlocutores contemporâneos, a exemplo de Brait (2013a; 2013b), cujas análises evidenciam a importância de considerarmos a inseparabilidade das semioses verbal e não verbal na constituição de textos que se valem das duas materialidades. A análise, feita de forma descritiva e interpretativa, mostra que as imagens presentes nas notas, em especial as fotografias, não são registros neutros da realidade. São signos carregados de ideologias que podem atuar: (a) na persuasão/convencimento do leitor relativamente ao conteúdo axiológico da nota; (b) na ancoragem da mensagem verbal, em que o colunista se vale da imagem para auxiliar a compreensão global do texto verbal; e (c) na potencialização retórica da mensagem verbal, em que a imagem a integra, imprimindo-lhe força persuasiva e maior potencial de adesão do público-alvo.
Palavras-chave: Nota jornalística; dialogismo; verbo-visualidade
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