A nota jornalística em perspectiva dialógica

verbo-visualidade e ensino

Autores

  • Bruno Silva Lopes Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFT/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250013

Resumo

Resumo: Neste texto, destaca-se a nota jornalística como gênero do discurso privilegiado para a análise e o ensino da verbo-visualidade. Para tal, ancoramo-nos na teoria dialógica do Círculo de Bakhtin e em alguns de seus interlocutores contemporâneos, a exemplo de Brait (2013a; 2013b), cujas análises evidenciam a importância de considerarmos a inseparabilidade das semioses verbal e não verbal na constituição de textos que se valem das duas materialidades. A análise, feita de forma descritiva e interpretativa, mostra que as imagens presentes nas notas, em especial as fotografias, não são registros neutros da realidade. São signos carregados de ideologias que podem atuar: (a) na persuasão/convencimento do leitor relativamente ao conteúdo axiológico da nota; (b) na ancoragem da mensagem verbal, em que o colunista se vale da imagem para auxiliar a compreensão global do texto verbal; e (c) na potencialização retórica da mensagem verbal, em que a imagem a integra, imprimindo-lhe força persuasiva e maior potencial de adesão do público-alvo.

Palavras-chave: Nota jornalística; dialogismo; verbo-visualidade

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Publicado

15-07-2025

Como Citar

SILVA LOPES, B. A nota jornalística em perspectiva dialógica: verbo-visualidade e ensino. Línguas & Letras, [S. l.], v. 26, n. 60, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5935/1981-4755.20250013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/35001. Acesso em: 24 ago. 2025.