O gênero discursivo meme e a temática "procrastinação":

uma proposta de elaboração didática para a Prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250003

Resumo

Esse estudo toma como foco a Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) de base dialógica no ensino de Língua Portuguesa (LP) (Fenilli, 2020; Acosta Pereira e Costa-Hübes, 2021; Polato e Menegassi, 2021; 2022; Acosta Pereira, Rodrigues e Costa-Hübes, 2024, dentre outros) e objetiva propor uma elaboração didática (Halté, 2008) a partir do gênero meme sobre a temática “procrastinação”, com vistas ao 9º ano do Ensino Fundamental. A pergunta de pesquisa questiona em que medida a elaboração didática introduzida a partir desse gênero pode contribuir na formação de leitores críticos e reflexivos por meio do trabalho com a PAL/S de base dialógica. No intuito de responder a essa questão, fundamentamos teoricamente o estudo na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016; Volóchinov, 2017, dentre outros), na perspectiva dos multiletramentos (Rojo, 2013; 2015; Ribeiro, 2020; Ribeiro e Coscarelli, 2023) e nos pressupostos da PAL/S elencados acima. Para tanto, adota-se uma abordagem metodológica qualitativo-interpretativa, pautada na Linguística Aplicada (Moita-Lopes, 2013), exploratória, com fins explicativos. Nesse sentido, selecionamos três enunciados do gênero meme retirados de três redes sociais bastante presentes na realidade dos alunos e buscamos trazer uma leitura crítica e análise dos recursos linguístico-discursivos utilizados. Como resultado, destacamos a elaboração didática desenvolvida como um caminho possível para o trabalho com as dimensões extraverbal/social e verbo-visual/multissemiótica do gênero meme. Por meio de seções como “Pensando sobre o contexto”, “Estabelecendo diálogos” e “Pensando sobre a linguagem” buscamos elucidar inteligibilidades para os professores de LP trabalharem com a PAL/S

Downloads

Publicado

15-07-2025

Como Citar

OLIVEIRA PARDINHO, J. A.; FENILLI, L. . M. F.; FRANCO , N. O gênero discursivo meme e a temática "procrastinação": : uma proposta de elaboração didática para a Prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica. Línguas & Letras, [S. l.], v. 26, n. 60, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5935/1981-4755.20250003. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/35002. Acesso em: 24 ago. 2025.

Edição

Seção

A prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica: contribuições para o ensino da linguagem