O gênero discursivo meme e a temática "procrastinação":
uma proposta de elaboração didática para a Prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250003Resumo
Esse estudo toma como foco a Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) de base dialógica no ensino de Língua Portuguesa (LP) (Fenilli, 2020; Acosta Pereira e Costa-Hübes, 2021; Polato e Menegassi, 2021; 2022; Acosta Pereira, Rodrigues e Costa-Hübes, 2024, dentre outros) e objetiva propor uma elaboração didática (Halté, 2008) a partir do gênero meme sobre a temática “procrastinação”, com vistas ao 9º ano do Ensino Fundamental. A pergunta de pesquisa questiona em que medida a elaboração didática introduzida a partir desse gênero pode contribuir na formação de leitores críticos e reflexivos por meio do trabalho com a PAL/S de base dialógica. No intuito de responder a essa questão, fundamentamos teoricamente o estudo na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016; Volóchinov, 2017, dentre outros), na perspectiva dos multiletramentos (Rojo, 2013; 2015; Ribeiro, 2020; Ribeiro e Coscarelli, 2023) e nos pressupostos da PAL/S elencados acima. Para tanto, adota-se uma abordagem metodológica qualitativo-interpretativa, pautada na Linguística Aplicada (Moita-Lopes, 2013), exploratória, com fins explicativos. Nesse sentido, selecionamos três enunciados do gênero meme retirados de três redes sociais bastante presentes na realidade dos alunos e buscamos trazer uma leitura crítica e análise dos recursos linguístico-discursivos utilizados. Como resultado, destacamos a elaboração didática desenvolvida como um caminho possível para o trabalho com as dimensões extraverbal/social e verbo-visual/multissemiótica do gênero meme. Por meio de seções como “Pensando sobre o contexto”, “Estabelecendo diálogos” e “Pensando sobre a linguagem” buscamos elucidar inteligibilidades para os professores de LP trabalharem com a PAL/S
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.