Por uma elaboração didática de base dialógica:

orientações teórico-metodológicas e pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250001

Resumo

RESUMO: Diversas pesquisas em Linguística Aplicada, no Brasil, têm se dedicado a investigar as práticas de linguagem em contexto da aula de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica. Dentre as várias práticas de linguagem, nosso estudo se volta à prática de análise linguística/semiótica (PAL/S), mais especificamente, à elaboração didática de atividades que envolvem essa prática. Sob essa perspectiva, o objetivo de nosso estudo é propor um quadro teórico-metodológico e didático-pedagógico para balizar o que denominamos, neste artigo, de uma elaboração didática de base dialógica (EDD). Para isso, voltamo-nos à revisão biográfica a partir de três eixos: (i) os escritos do Círculo de M. Bakhtin, V. Volochínov e P. Medviédev; (ii) os estudos sobre PAL/S de base dialógica e (iii) as pesquisas sobre elaboração didática de atividades em contexto da escola de Educação Básica. Acreditamos que nosso estudo não apenas corrobora uma visão social de estudo da linguagem na esfera escolar como, por conseguinte, mobiliza um ‘olhar outro’ para a prática de elaboração didática na práxis docente.

PALAVRAS-CHAVE: Dialogismo. Prática de análise linguística/semiótica. Elaboração didática.

Biografia do Autor

Adriana Delmira Mendes-Polato, Universidade Estadual do Paraná

 Professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - atuando como na graduação e como docente permanente no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento. 

Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Associado da UFSC, atuando na Pós graduação em Linguística, no PROFLETRAS e na graduação em Letras. Pesquisador CNPq - PQ2.

Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - atuando no Programa de Pós-graduação em Letras e no Curso de Graduação em Letras/Libras Licenciatura do NEaDUNI.

Downloads

Publicado

15-07-2025

Como Citar

MENDES-POLATO, A. D.; ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. Por uma elaboração didática de base dialógica:: orientações teórico-metodológicas e pedagógicas. Línguas & Letras, [S. l.], v. 26, n. 60, p. 1–42, 2025. DOI: 10.5935/1981-4755.20250001. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/35013. Acesso em: 22 ago. 2025.

Edição

Seção

A prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica: contribuições para o ensino da linguagem