As pesquisas sobre prática de análise linguística no Brasil:

cartografia e análise dialógica do discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250010

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL/UFSC) que visa analisar dialogicamente os discursos das pesquisas de mestrado e doutorado sobre análise linguística (AL), prática de análise linguística (PAL) e prática de análise linguística/semiótica (PAL/S) catalogadas nos Bancos de Dados institucionais brasileiros. O trabalho reveste-se de pressupostos teóricos da Linguística Aplicada (LA), de Bakhtin e o Círculo, e metodologicamente, de orientações da Análise Bibliométrica (AB) e da Análise Dialógica do Discurso (ADD) perpassados por um movimento de triangulação.  Na pesquisa, podemos compreendera existência discreta, mas ainda discursivizada, de um embate entre a mudança e a tradição, entre o inovador e o tradicional, embate que tem configurado o panorama do ensino do componente curricular de Língua Portuguesa no Brasil e que, em nossa compreensão, encontra-se materialmente manifestado nos discursos sobre AL, PAL, PAL/S na produção científica brasileira analisada. Ademais, o presente estudo desvela a ascensão e a predominância de produção científica (dissertações e teses) sobre o escopo semântico-objetal – AL, PAL e PAL/S - cartografadas em determinadas regiões, estados, universidades e programas de pós-graduação do Brasil.

 

Biografia do Autor

Eliane Raupp, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Linguística (UFSC), área de concentração Linguística Aplicada. Mestre em Linguística Aplicada (UEM), área de concentração Ensino Aprendizagem de Língua Materna. Especialista em Língua e Literaturas da Língua Portuguesa (UEPG). Licenciada em Letras pela UFS, com parte da graduação realizada na UFSC. Professora Adjunta na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL). Atua no "Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão" desenvolvendo e orientando projetos que focalizam as Práticas de Linguagem - leitura, produção textual e análise linguística - no contexto da Educação Básica e do Ensino Superior, na formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa, sob o viés da Linguística Textual e da Análise Dialógica do Discurso

Rodrigo Acosta Pereira

Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela UFSM (CNPq). Mestre em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, pela UFSC (CAPES). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq). Pós-doutor em Linguística Aplicada na PUCSP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna na esfera escolar, formação de professores, análise de gêneros do discurso, análise dialógica do(s) discurso(s), escritos do Círculo de Bakhtin. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, campus central de Florianópolis-SC. Atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Atuou no PIBID - Língua Portuguesa da UFSC. É do conselho editorial da Revista Caminhos em Linguística Aplicada (Unitau), Working Papers em Linguística (UFSC) e Fórum Linguístico (UFSC). Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos no Campo Discursivo na UFSC. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL. Membro efetivo da ABRALIN. Sócio pleno da ALAB. Participou da avaliação de livros didáticos do MEC/PNLD - Língua Portuguesa/Ensino Fundamental II (2019/2020), do MEC/PNLD - Projetos de Vida/Ensino Médio (2020-2021), do MEC/PNLD - Linguagens e suas tecnologias para o Ensino Médio (2021), do MEC/PNLD - Língua Portuguesa/Ensino Fundamental I - Alfabetização (2022), do MEC/PNLD - Língua Portuguesa/Ensino Fundamental I - Língua Portuguesa (2022), do MEC/PNLD - Língua Portuguesa/Ensino Fundamental I - Obras literárias (2022), do MEC/PNLD - Língua Portuguesa/Ensino Fundamental II (2023). Exerceu as funções de avaliador (AV), coordenador adjunto (CA) e assessor pedagógico (AP) no PNLD desde 2019. Integra projetos de cooperação científica internacional com Universidade de Vigo (Espanha), Universidade do Porto (Portugal) e PUC-Santiago (Chile). Integra projetos com a UFT, UFPA, UTFPR, Unioeste e UEPG. Lidera o GELID - Grupo de Estudos em Linguagem e Dialogismo. Lidera o NELA (CNPq) - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - https://nela.cce.ufsc.br/ ResearcherID: https://orcid.org/0000-0003-0148-8725. Atualmente é pesquisador CNPq-PQ2. 

Downloads

Publicado

15-07-2025

Como Citar

SANTOS RAUPP, E.; ACOSTA PEREIRA, R. As pesquisas sobre prática de análise linguística no Brasil:: cartografia e análise dialógica do discurso. Línguas & Letras, [S. l.], v. 26, n. 60, p. 1–28, 2025. DOI: 10.5935/1981-4755.20250010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/35014. Acesso em: 22 ago. 2025.

Edição

Seção

A prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica: contribuições para o ensino da linguagem