Prática de Análise Linguística/Semiótica no Estudo do Gênero Miniconto em Ambiente Digital:

multiletramentos para as práticas sociais.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250004%20

Resumo

Neste estudo, pretende-se compreender em que medida a Prática de Análise
Linguística/Semiótica – PAL/S, em perspectiva dialógica da linguagem, auxilia no processo de
leitura de textos-enunciados do gênero discursivo minicontos postados em ambiente digital,
permitindo o entendimento de sua natureza constitutiva e orgânica. Com esse intuito, subsidia-se a análise da rede social e de serviço de microblog Twitter, nos escritos do Círculo de Bakhtin
(Bakhtin, 2016 [1979]; Volóchinov, 2018 [1929]), no método sociológico de estudo da
linguagem, bem como nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada (Moita-Lopes, 2006;
Kleiman; Vianna; De Grande, 2019) e dos multiletramentos (Kleiman, 2010; Rojo, 2019).
Justifica-se a proposta, porque, a partir da consolidação da tecnologia digital, aflora a
necessidade de a sociedade interagir e ter acesso aos letramentos digitais para (re)conhecer as
diferentes vozes que permeiam os discursos, bem como construir sentidos a partir desses
enunciados. O percurso metodológico caracteriza-se como teórico, com abordagem
qualitativo-interpretativista, no viés da LA, e com fins explicativos. A geração de dados
acontece de forma indireta, com pesquisa bibliográfica e documental, a partir do método
dialético, com procedimentos técnicos de caráter histórico e comparativo. Os resultados
alcançados possibilitam compreender que a PAL/S potencializa a reflexão crítica sobre o
desenvolvimento de capacidades letradas e de interação discursiva, por meio das novas
tecnologias, demonstrando que os tweets minicontos apresentam diversidade de estilos, temas
e técnicas, revelando-se, de uma maneira versátil, capazes de abordar questões políticas,
históricas, sociais com sutileza e impacto, propiciando o engajamento responsivo.

Biografia do Autor

Iara Maria Adriano, UFFS

Licenciada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza/PR (2018-2023). Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e Acadêmica de Pedagogia pela Faculdade UNINA. Integra o Projeto Interinstitucional de Pesquisa Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA) e o Projeto de Pesquisa Estudos Dialógicos e Práticas de Linguagem em Educação.

Márcia Adriana Dias Kraemer, UFFS

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2013), Bolsa Capes, na área de Linguagem e Educação, linha Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de Outras Linguagens; Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá/PR (1999) e Mestra em Letras pela mesma IES (2003), com concentração em Linguística Aplicada. Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus Cascavel/PR (2019-2020), Bolsa Capes. Professora de Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza/PR, na área de Língua Portuguesa e Linguística. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos(PPGEL/UFFS), Curso de Mestrado e de Doutorado, Campus Chapecó/SC.

Pamela Tais Clein Capelin, UEM

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR, Brasil. Bolsista Capes.

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Publicado

15-07-2025

Como Citar

ADRIANO, I. M.; DIAS KRAEMER, M. A.; CLEIN CAPELIN, P. T. Prática de Análise Linguística/Semiótica no Estudo do Gênero Miniconto em Ambiente Digital:: multiletramentos para as práticas sociais. Línguas & Letras, [S. l.], v. 26, n. 60, p. 1–22, 2025. DOI: 10.5935/1981-4755.20250004 . Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/35025. Acesso em: 26 ago. 2025.

Edição

Seção

A prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica: contribuições para o ensino da linguagem