A Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) no processo de leitura da construção da marca Johnnie Walker:
a representatividade do gênero feminino na propaganda em vídeo.
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250009Resumo
Este estudo tem como foco a Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) no processo de leitura do gênero discursivo propaganda em vídeo da marca Johnnie Walker Blue Label, lançada em 2023. A intenção é, em perspectiva dialógica e dialética da linguagem, responder à seguinte pergunta de pesquisa: em que medida é possível compreender, a partir da PAL/S, as representações de gênero, por meio dos elementos linguístico-semióticos presentes na propaganda em vídeo, para a produção de significados e a construção de sentidos na leitura? Justifica-se essa delimitação em função de que é possível, em decorrência da PAL/S, refletir criticamente acerca de aspectos da dimensão contextual do texto-enunciado em estudo (horizonte cronotópico, temático e axiológico), bem como da dimensão linguístico-semiótica (tema, construção composicional e estilo), o que contribui para o desenvolvimento das capacidades leitoras em relação ao que tange à representatividade de gênero, recorte da pesquisa. A investigação é teórica, com perspectiva de linguagem de base dialógica e multissemiótica, de caráter qualitativo-interpretativo, sob o viés da Linguística Aplicada, e fins explicativos. A geração de dados acontece de forma indireta, com abordagem bibliográfica e documental. O método de análise e de interpretação das informações é dialético, fundamentado no Materialismo Histórico-Crítico. Os resultados alcançados denotam que estudar textos-enunciados de gêneros discursivos multissemióticos, do campo midiático de atividade humana, por meio da PAL/S, pode contribuir para potencializar as capacidades leitoras dos sujeitos sociais, principalmente em âmbito escolar-acadêmico, no intuito de desenvolver a reflexão crítica acerca dos processos de engajamento e de responsividade, eivados pelo posicionamento ideológico, pelas axiologias e pela valoração que emergem em contextos situados de comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.