A Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) no processo de leitura da construção da marca Johnnie Walker:

a representatividade do gênero feminino na propaganda em vídeo.

Autores

  • Elen Finger Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250009

Resumo

Este estudo tem como foco a Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) no processo de leitura do gênero discursivo propaganda em vídeo da marca Johnnie Walker Blue Label, lançada em 2023. A intenção é, em perspectiva dialógica e dialética da linguagem,  responder à seguinte pergunta de pesquisa: em que medida é possível compreender, a partir da PAL/S, as representações de gênero, por meio dos elementos linguístico-semióticos presentes na propaganda em vídeo, para a produção de significados e a construção de sentidos na leitura? Justifica-se essa delimitação em função de que é possível, em decorrência da PAL/S, refletir criticamente acerca de aspectos da dimensão contextual do texto-enunciado em estudo (horizonte cronotópico, temático e axiológico), bem como da dimensão linguístico-semiótica (tema, construção composicional e estilo), o que contribui para o desenvolvimento das capacidades leitoras em relação ao que tange à representatividade de gênero, recorte da pesquisa. A investigação é teórica, com perspectiva de linguagem de base dialógica e multissemiótica, de caráter qualitativo-interpretativo, sob o viés da Linguística Aplicada, e fins explicativos. A geração de dados acontece de forma indireta, com abordagem bibliográfica e documental. O método de análise e de interpretação das informações é dialético, fundamentado no Materialismo Histórico-Crítico. Os resultados alcançados denotam que estudar textos-enunciados de gêneros discursivos multissemióticos, do campo midiático de atividade humana, por meio da PAL/S, pode contribuir para potencializar as capacidades leitoras dos sujeitos sociais, principalmente em âmbito escolar-acadêmico, no intuito de desenvolver a reflexão crítica acerca dos processos de engajamento e de responsividade, eivados pelo posicionamento ideológico, pelas axiologias e pela valoração que emergem em contextos situados de comunicação.

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Publicado

15-07-2025

Como Citar

FINGER, E.; ADRIANA DIAS KRAEMER, M. A Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) no processo de leitura da construção da marca Johnnie Walker: : a representatividade do gênero feminino na propaganda em vídeo. Línguas & Letras, [S. l.], v. 26, n. 60, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5935/1981-4755.20250009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/35026. Acesso em: 25 ago. 2025.

Edição

Seção

A prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica: contribuições para o ensino da linguagem