Reflexões sobre a prática de análise linguística/semiótica de base dialógica em formação continuada colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250011Resumo
RESUMO: O presente artigo versa sobre o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada colaborativa (FCC) voltada à Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) de base dialógica, envolvendo docentes do Ensino Fundamental, anos finais (EF-AF). Nosso objetivo é refletir sobre a compreensão e discursos revelados pelos participantes acerca da PAL/S de base dialógica, ao analisarem e (re)elaborarem materiais didático-pedagógicos utilizados em sala de aula, advindos da Secretaria de Estado da Educação. Com tal proposição, intencionamos responder aos questionamentos: a) que discursos sobre a PAL/S são viabilizados em contexto de FCC? b) é possível construir inteligibibilidades sobre a PAL/S de base dialógica em um contexto de FCC? Teórico-metodologicamente, sustentamos as reflexões e análises na concepção dialógica de linguagem e nos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (ADD) e de seus interlocutores contemporâneos. Ao abordarmos pressupostos da FCC, recorremos a autores como Magalhães (2004); Desgagné (2007); Ibiapina (2008) dentre outros. A base de dados foi a própria FCC, desenvolvida em 50 horas, envolvendo 15 professores de Língua Portuguesa do EF-AF. A análise discursiva revelou: relações dialógicas com os discursos dos textos teórico-metodológicos utilizados na FCC; compreensão da dimensão discursiva entretecida aos enunciados e de aspectos teórico-metodológicos da PAL/S de base dialógica; o reconhecimento da presença de relações dialógicas, cronotópicas e axiológicas engendradas na construção estilístico-composicional do texto-enunciado a serem consideradas nos materiais didático-pedagógicos de PAL/S. Os atos responsivos dos professores possibilitaram entrever traços do discurso da tradição imbricados ao discurso da mudança, reverberando movimentos de permanência e rupturas quanto ao ensino de linguagem.
PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada colaborativa; Prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica; Materiais didático-pedagógicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.