Reflexões sobre a prática de análise linguística/semiótica de base dialógica em formação continuada colaborativa

Autores

  • Rosemary Oliveira Schoffen Turkiewicz Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR)
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) https://orcid.org/0000-0002-9063-7982

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250011

Resumo

RESUMO: O presente artigo versa sobre o desenvolvimento de uma proposta de formação continuada colaborativa (FCC) voltada à Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) de base dialógica, envolvendo docentes do Ensino Fundamental, anos finais (EF-AF). Nosso objetivo é refletir sobre a compreensão e discursos revelados pelos participantes acerca da PAL/S de base dialógica, ao analisarem e (re)elaborarem materiais didático-pedagógicos utilizados em sala de aula, advindos da Secretaria de Estado da Educação. Com tal proposição, intencionamos responder aos questionamentos: a) que discursos sobre a PAL/S são viabilizados em contexto de FCC? b) é possível construir inteligibibilidades sobre a PAL/S de base dialógica em um contexto de FCC? Teórico-metodologicamente, sustentamos as reflexões e análises na concepção dialógica de linguagem e nos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (ADD) e de seus interlocutores contemporâneos. Ao abordarmos pressupostos da FCC, recorremos a autores como Magalhães (2004); Desgagné (2007); Ibiapina (2008) dentre outros. A base de dados foi a própria FCC, desenvolvida em 50 horas, envolvendo 15 professores de Língua Portuguesa do EF-AF.  A análise discursiva revelou: relações dialógicas com os discursos dos textos teórico-metodológicos utilizados na FCC; compreensão da dimensão discursiva entretecida aos enunciados e de aspectos teórico-metodológicos da PAL/S de base dialógica; o reconhecimento da presença de relações dialógicas, cronotópicas e axiológicas engendradas na construção estilístico-composicional do texto-enunciado a serem consideradas nos materiais didático-pedagógicos de PAL/S. Os atos responsivos dos professores possibilitaram entrever traços do discurso da tradição imbricados ao discurso da mudança, reverberando movimentos de permanência e rupturas quanto ao ensino de linguagem.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação continuada colaborativa; Prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica; Materiais didático-pedagógicos.

Biografia do Autor

Rosemary Oliveira Schoffen Turkiewicz, Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do oeste do Paraná – UNIOESTE. Professora da rede estadual de ensino do Paraná.

Downloads

Publicado

15-07-2025

Como Citar

SCHOFFEN TURKIEWICZ, R. O.; DA CONCEIÇÃO COSTA-HÜBES., T. Reflexões sobre a prática de análise linguística/semiótica de base dialógica em formação continuada colaborativa. Línguas & Letras, [S. l.], v. 26, n. 60, p. 1–41, 2025. DOI: 10.5935/1981-4755.20250011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/35045. Acesso em: 24 ago. 2025.

Edição

Seção

A prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica: contribuições para o ensino da linguagem