Contribuições do conceito de verbivocovisualidade para as práticas de análise linguística/semiótica de base dialógica
DOI:
https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250005Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições do conceito de verbivocovisualidade para as práticas de análise linguística/semiótica (PAL/S) em sala de aula de ensino básico. A perspectiva dialógica de trabalho com a linguagem, preconizada por Bakhtin e outros autores do círculo, balizam a discussão. O curta-metragem de animação Vida Maria (Ramos, 2006), que denuncia a perpetuação do ciclo de pobreza e falta de oportunidades, ao qual estão submetidas meninas e mulheres pobres nordestinas, é eleito como o enunciado de análise e trabalho pedagógico, por unir, de forma indissociável, o verbal, o visual e o sonoro. Para reflexão sobre efeitos de sentido ou ressaltos axiológicos constituídos a partir de recursos verbivocovisuais, atividades epilinguísticas/de epilinguagem integrantes da PAL/S são apresentadas à produtividade da formação reflexiva e crítica dos sujeitos alunos à análise verbivocovisual.
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