Contribuições do conceito de verbivocovisualidade para as práticas de análise linguística/semiótica de base dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/1981-4755.20250005

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições do conceito de verbivocovisualidade para as práticas de análise linguística/semiótica (PAL/S) em sala de aula de ensino básico.  A perspectiva dialógica de trabalho com a linguagem, preconizada por Bakhtin e outros autores do círculo, balizam a discussão. O curta-metragem de animação Vida Maria (Ramos, 2006), que denuncia a perpetuação do ciclo de pobreza e falta de oportunidades, ao qual estão submetidas meninas e mulheres pobres nordestinas, é eleito como o enunciado de análise e trabalho pedagógico, por unir, de forma indissociável, o verbal, o visual e o sonoro. Para reflexão sobre efeitos de sentido ou ressaltos axiológicos constituídos a partir de recursos verbivocovisuais, atividades epilinguísticas/de epilinguagem integrantes da PAL/S são apresentadas à produtividade da formação reflexiva e crítica dos sujeitos alunos à análise verbivocovisual.

Biografia do Autor

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Letras. Docente do Departamento de Letras da UNICENTRO/ Campus de Irati.

Adriana Delmira Mendes Polato, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Letras/área de concentração em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Letras/área de concentração em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente Adjunta do Colegiado de Letras e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/câmpus de campo Mourão/PR).

Downloads

Publicado

15-07-2025

Como Citar

ANGELO, C. M. P.; DELMIRA MENDES POLATO, A. Contribuições do conceito de verbivocovisualidade para as práticas de análise linguística/semiótica de base dialógica. Línguas & Letras, [S. l.], v. 26, n. 60, p. 1–29, 2025. DOI: 10.5935/1981-4755.20250005. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/35119. Acesso em: 24 ago. 2025.

Edição

Seção

A prática de Análise Linguística/Semiótica de base dialógica: contribuições para o ensino da linguagem