ATITUDES COM REFERÊNCIA ÀS LÍNGUAS CASTELHANO E GUARANI
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v12i22.4226
Agências de fomento
CAPES-
Palavras-chave:
Bilinguismo-atitudes linguisticas-castelhano/guaraniResumo
Resumo: Este artigo relata parte de uma pesquisa realizada em uma escola da cidade de Presidente Franco (Alto Paraná, Paraguai), com sete docentes que são usuários de duas línguas, a saber, espanhol e guarani. Neste trabalho, buscou-se analisar as situações interacionais em que os falantes sujeitos desta pesquisa, utilizam os códigos linguísticos, alternando-os em eventos de fala. Para alcançar esse objetivo, foram elaboradas questões para verificar as atitudes com relação ao uso dessas línguas. O arcabouço teórico que orientou o nosso trabalho advem das contribuições de Grosjean (1982), Erikson (1989), Pereira (1999), André (1995), entre outros. Os resultados mostraram que esses docentes fazem uso de suas línguas em diferentes contextos e situações diglóssicas inerentes àquela comunidade. Percebe-se ainda que, embora a língua guarani faça parte de seu repertório linguístico, as situações de seu uso dependerão do contexto e da visão hegemônica do sujeito com respeito a sua língua. Palavras-chave: Bilinguismo, atitudes linguísticas, castelhano/guarani.Downloads
Publicado
12-08-2011
Como Citar
VELÁSQUEZ, P. P.; PEREIRA, M. C. ATITUDES COM REFERÊNCIA ÀS LÍNGUAS CASTELHANO E GUARANI. Línguas & Letras, [S. l.], v. 12, n. 22, 2011. DOI: 10.5935/rl&l.v12i22.4226. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/4226. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Crenças e Atitudes Linguísticas em Regiões de Línguas em Contato
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.