ATITUDES COM REFERÊNCIA ÀS LÍNGUAS CASTELHANO E GUARANI

Autores

  • Pedro Pablo Velásquez
  • Maria Ceres Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v12i22.4226
Agências de fomento
CAPES-

Palavras-chave:

Bilinguismo-atitudes linguisticas-castelhano/guarani

Resumo

Resumo: Este artigo relata parte de uma pesquisa realizada em uma escola da cidade de Presidente Franco (Alto Paraná, Paraguai), com sete docentes que são usuários de duas línguas, a saber, espanhol e guarani. Neste trabalho, buscou-se analisar as situações interacionais em que os falantes sujeitos desta pesquisa, utilizam os códigos linguísticos, alternando-os em eventos de fala. Para alcançar esse objetivo, foram elaboradas questões para verificar as atitudes com relação ao uso dessas línguas. O arcabouço teórico que orientou o nosso trabalho advem das contribuições de Grosjean (1982), Erikson (1989), Pereira (1999), André (1995), entre outros. Os resultados mostraram que esses docentes fazem uso de suas línguas em diferentes contextos e situações diglóssicas inerentes àquela comunidade. Percebe-se ainda que, embora a língua guarani faça parte de seu repertório linguístico, as situações de seu uso dependerão do contexto e da visão hegemônica do sujeito com respeito a sua língua. Palavras-chave: Bilinguismo, atitudes linguísticas, castelhano/guarani.

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Publicado

12-08-2011

Como Citar

VELÁSQUEZ, P. P.; PEREIRA, M. C. ATITUDES COM REFERÊNCIA ÀS LÍNGUAS CASTELHANO E GUARANI. Línguas & Letras, [S. l.], v. 12, n. 22, 2011. DOI: 10.5935/rl&l.v12i22.4226. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/4226. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Crenças e Atitudes Linguísticas em Regiões de Línguas em Contato