DO SONHO AO PESADELO: AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE
DOI:
https://doi.org/10.5935/rl&l.v11i21.4227Palavras-chave:
romance - morte - identidadesResumo
O discurso romanesco de As Intermitências da Morte joga com o sério e o cômico ao descrever a vida, repleta de convenções, de dez milhões de habitantes de um país inominado. As personagens são destituídas de identidade pessoal e assumem identidades coletivas. O texto artístico-romanesco apresenta-se vazado por uma crítica acirrada que denuncia a revolta, gerada pela sensação de desagregação e estilhaçamento de valores e da constatação de um quadro de miséria, injustiça e inconsequência, resultado da corrida gananciosa atrás de interesses. O narrador ironiza as atitudes pessoais e coletivas, as situações inusitadas e a própria ideia de morte e de ‘deus’. O texto mostra-se eivado de denúncias relacionadas ao estado geral de degradação. Dividida em dois núcleos (a interrupção momentânea das atividades da morte e o retorno aos seus trabalhos), a narrativa instaura uma realidade, permeada pelo fantástico, e obriga a uma reflexão metafísica sobre os insolúveis enigmas que cercam a existência humana. A morte sofre um processo de humanização como tentativa de trazê-la mais perto do gênero humano, ao seu exato lugar. Palavras-chave: romance; morte; identidades.
Downloads
Publicado
17-12-2010
Como Citar
TOFALINI, L. A. B. DO SONHO AO PESADELO: AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 11, n. 21, 2010. DOI: 10.5935/rl&l.v11i21.4227. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/4227. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Estudos Literários
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.