A RESISTÊNCIA FEMININA EM LES FOUS DE BASSAN DE ANNE HÉBERT
Palavras-chave:
poder e resistência, Les fous de Bassan, Foucault.Resumo
O objetivo deste trabalho é o de analisar as relações de poder e resistência feminina na obra Les fous de Bassan (1982), da escritora quebequense Anne Hébert (1916-2000). Para tanto, recorreremos a textos de Michel Foucault (1926-1984) em que ele discute sobre poder e resistência. Trata-se, mais precisamente, de examinar como a mulher se posiciona frente às situações que a condenam à obediência e ao silêncio, características de uma sociedade do tipo patriarcal. Destacaremos os meios utilizados pela mulher hebertiana para expressar o seu descontentamento face às regras do patriarcalismo vigente em Griffin Creek, pequeno vilarejo fictício da província do Quebec em que a narrativa se desenvolve. Esperamos mostrar que a mulher, no romance em pauta, não aceita, como alguns críticos assinalam, a submissão e o controle aplicados sobre o seu corpo e sobre o seu espírito. Ela resiste, a partir do lugar que ela ocupa e sem grandes embates.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.