TEMPO E CONFLITO EM VIAGEM AOS SEIOS DE DUÍLIA, DE ANÍBAL MACHADO
Palavras-chave:
Modernidade, implacabilidade do tempo, conflito existencialResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar de que modo os elementos formais do conto Viagem aos seios de Duília, de Aníbal Machado, convergem para a evidenciação do conflito instaurado no protagonista, e que se dá em função da tomada de consciência, por parte deste, do desajuste existente entre ele e o tempo presente. A degradação dos elementos espaciais faz vir à tona na narrativa a consciência acerca da irreversibilidade do tempo – fato que é vivenciado pelo protagonista como um conflito de ordem existencial, na medida em que lhe mostra o que este se recusa a enxergar: o enorme desajuste entre suas crenças e esperanças e a realidade concreta. A progressão inexorável do tempo em direção à total destruição de tudo o que é vivo torna-se para a personagem a tirania do tempo; em guerra contínua e constante com este, tentando negar seus efeitos implacáveis, a personagem encontra, no entanto, apenas sofrimento, angústia e derrota frente a essa empreitada ilusória. Nada pode perdurar: nem o homem, nem seus sonhos, nem suas esperanças, nem mesmo suas ilusões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.