LITERATURA INFANTIL PARA UMA FORMAÇÃO LEITORA MULTICULTURAL
Palavras-chave:
Leitura, Formação de leitores, Literatura Infantil Afro-brasileira.Resumo
O presente ensaio visa apresentar algumas reflexões acerca da estrutura composicional de duas obras literárias infantis de temática afro-brasileira e suas implicações na formação leitora do Ensino Fundamental I. As obras selecionadas são: “Os Reizinhos de Congo” (2007) de Edimilson de Almeida Pereira; e “A África, meu pequeno Chaka” (2006), de Marie Sellier, tradução de Rosa Freire D’Aguiar. Parte-se do princípio de que, no processo formativo em leitura e cultura, a organização estrutural da obra de literatura infantil figura como um fator que pode despertar maior ou menor interesse do leitor em construção nas séries iniciais. O educador que desejar formar leitores proficientes deverá conhecer e explorar os aspectos estruturais, linguísticos e contextuais do texto literário para levar o aprendiz a depreender os sentidos. Esses estudos estão fundamentados nos aspectos sociológicos da leitura, conforme Freire (2006) e Silva (1998), de cultura em Hall (1997), de formação leitora, por meio da literatura infantil, em Zilbermann (2003), Abramovich (1983), Aguiar e Bordini (1993), Cademartori (2009), Coelho (2000), dentre outros. Considera-se, ainda, que a escola é lócus de diversidade etno-racial e a literatura infantil de temática afro-brasileira, quando presente neste contexto e adequadamente trabalhada, poderá oportunizar às crianças uma formação leitora proficiente, conhecimentos acerca da cultura africana, além de promover o respeito às diferenças, desde os primeiros anos escolares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.