LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA E IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA
Agências de fomento
Palavras-chave:
Literatura Infantil, criança negra, estereótipos.Resumo
: Este artigo tem como objetivo analisar como a criança negra é caracterizada em relação aos estereótipos criados em torno do negro, no decorrer da história brasileira, em narrativas infantis, a partir de uma abordagem sociológica do texto literário e dos pressupostos da literatura comparada. Para tanto, foram selecionadas algumas narrativas infantis que apresentam personagens crianças negras, sendo possível constatar que essas obras revelam as transformações que ocorreram na sociedade brasileira no que diz respeito ao negro. Este trabalho baseia-se no apoio teórico nas obras de Rosangela Malachias e Florestan Fernandes, dentre outros. A análise foi organizada de modo a observar as dificuldades de identificação da criança negra diante dos ditames culturais europeus acerca do modelo de beleza padrão. De maneira geral, é possível observar que a produção de obras cujas personagens são crianças negras se intensificou após a Constituição de 1988 e a Lei 10.639/2003. O discurso literário destinado ao público infantil, portanto, sofre mudanças diante das transformações da sociedade e mostra um novo contexto histórico-social em que as minorias passam a ter mais espaço; mas, o respeito às diferenças ainda precisa ocorrer efetivamente nas relações sociais para que o negro realmente seja valorizado.Downloads
Publicado
30-01-2014
Como Citar
DUPONT, V. R. V. LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA E IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 14, n. 27, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/7981. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Estudos voltados para os campos da literatura, ensino e letramento literário
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.