LINGUAGEM E SENTIDO NO ENSINO DA GRAMÁTICA

Autores

  • Iara Rosa Farias

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v7i12.891

Resumo

A comunicação se faz pela linguagem. Nós, seres de linguagem, nos comunicamos por meio da fala, sobretudo, e também através de cartas, crônicas, canções, pinturas, desenhos, dança, teatro, cinema, entre outros textos disponíveis dentro das sociedades. Todos eles têm a linguagem verbal como base explícita (a fala e a escrita) ou implícita (planos, rascunhos, roteiros, esboços etc). É por meio dela que se constrói toda história da cultura humana e, principalmente, a subjetividade dos indivíduos. Esta última se constitui por meio da dinâmica das interações linguageiras. Com essas premissas, o artigo discute que é pela linguagem que a gramática da língua materna é exercitada, tanto a que sustenta a competência lingüística do falante quanto a gramática normativa apresentada nos manuais escolares. Reflete sobre o ensino da língua nas escolas de ensino fundamental e médio a partir dos dados da avaliação internacional, PISA 2000. Aponta diferentes noções de gramática que podem subsidiar o trabalho do professor. Em seguida, reitera a proposta de que é por meio de textos, nas suas mais variadas formas, que se aprende, se apreende, se exercita e se reflete sobre a gramática. Enfatiza a relevância do ato de leitura de diferentes textos e do exercício da escrita como formas de trabalhar a gramática. E também do cuidado em não relegar as funções estética e informativa dos textos a segundo plano, tornando o ato de leitura algo enfadonho. Por último, apresenta relato de experiência e resultados obtidos, em sala de aula, que sustentaram a elaboração, a defesa das idéias e sugestões do artigo.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

FARIAS, I. R. LINGUAGEM E SENTIDO NO ENSINO DA GRAMÁTICA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 7, n. 12, p. p. 65–80, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v7i12.891. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/891. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Um Olhar na Ciência Linguística