ARQUITETURA NARRATIVA E CONSTRUÇÃO DO LEITOR: UMA LEITURA DE SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO, DE ITALO CALVINO
Agências de fomento
Palavras-chave:
romance de aventuras, leitor, Italo CalvinoResumo
Em “La mancata fortuna del romanzo italiano” (1995), Calvino discute as razões pelas quais o romance na Itália não se afirmara como gênero, contrapondo-o aos “destemidos e aventureiros” textos de outras literaturas. Depois de assegurar a paternidade do gênero na Itália a Manzoni, observa que faltara a este imbuir uma de suas fundamentais características: a aventura. A partir dessa constatação, Calvino pergunta como se daria, hoje, o romance de aventura italiano. O questionamento feito em meados da década de 1950 (o texto citado acima é de 1953) esboça, a nosso ver, uma resposta prática vinte e cinco anos mais tarde no romance Se um viajante numa noite de inverno (1979), no qual Calvino narra a “aventura” do Leitor que se lança num emaranhado de discursos romanescos que nunca se completam. Tal estratégia de sedução está associada à própria construção narrativa de Calvino, que parte da ideia de que o romance é “uma máquina concebida para contar uma história que fascine os seus leitores.” (CALVINO apud NETO, 1997, p. 141). As palavras de Calvino expressam dois aspectos de suma importância em sua literatura – que serão fundamentais em Se um viajante numa noite de inverno: a preocupação com arquitetura narrativa e o fascínio que o enredo deve despertar no leitor. Nessa leitura de Se um viajante numa noite de inverno pretendemos observar como esses dois aspectos estão imbricados no romance, possibilitando a Calvino realizar sua tentativa do tão sonhado “romance de aventuras” italiano a partir da problematização da relação escritor e público-leitorDownloads
Publicado
15-12-2014
Como Citar
PEREIRA, C. M. ARQUITETURA NARRATIVA E CONSTRUÇÃO DO LEITOR: UMA LEITURA DE SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO, DE ITALO CALVINO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 29, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/9662. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Estudos Literários
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.