Análise do conceito de equilíbrio químico apresentado nos livros didáticos de Química, aprovados pelo PNLD 2018-2020

Autores

  • Aline Marques da Silva Universidade Franciscana
  • Denise Kriedte da Costa Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.27799

Palavras-chave:

Ensino, Físico-Química, Conceito

Resumo

O livro didático é uma ferramenta que auxilia professores e alunos a desenvolverem diversas atividades em sala de aula. Neste artigo, analisa-se qualitativamente o conceito de equilíbrio químico, realizado a partir da inspeção de seis livros de Química, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (2018-2020). Objetivou-se conhecer a forma que o conceito equilíbrio químico é abordado nessas obras, considerando cinco indicadores: contextualização do conceito de equilíbrio químico; linguagem e rigor científico; evolução histórica; ilustrações sobre o conceito; e o relacionamento desses conceitos com as atividades práticas, considerando a importância da aprendizagem de Ciências, utilizando ocorrências do cotidiano. Assim, evidenciou-se que o livro didático pode, em algumas situações, dificultar a compreensão do conceito de equilíbrio químico, quando utilizado sem a supervisão do professor. Destaca-se a falta de estudos que mensuram a magnitude do livro didático ser suporte eficiente ao processo de ensino-aprendizagem nos contextos da disciplina de Química.

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Biografia do Autor

Aline Marques da Silva, Universidade Franciscana

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Barsil. E-mail: aline.marks.s@gmail.com.

Denise Kriedte da Costa, Universidade Franciscana

Doutora em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: denise.kriedte@gmail.com.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

SILVA, A. M. da; COSTA, D. K. da. Análise do conceito de equilíbrio químico apresentado nos livros didáticos de Química, aprovados pelo PNLD 2018-2020. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 366–383, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.27799. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/27799. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa