Análise do conceito de equilíbrio químico apresentado nos livros didáticos de Química, aprovados pelo PNLD 2018-2020
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.27799Palavras-chave:
Ensino, Físico-Química, ConceitoResumo
O livro didático é uma ferramenta que auxilia professores e alunos a desenvolverem diversas atividades em sala de aula. Neste artigo, analisa-se qualitativamente o conceito de equilíbrio químico, realizado a partir da inspeção de seis livros de Química, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (2018-2020). Objetivou-se conhecer a forma que o conceito equilíbrio químico é abordado nessas obras, considerando cinco indicadores: contextualização do conceito de equilíbrio químico; linguagem e rigor científico; evolução histórica; ilustrações sobre o conceito; e o relacionamento desses conceitos com as atividades práticas, considerando a importância da aprendizagem de Ciências, utilizando ocorrências do cotidiano. Assim, evidenciou-se que o livro didático pode, em algumas situações, dificultar a compreensão do conceito de equilíbrio químico, quando utilizado sem a supervisão do professor. Destaca-se a falta de estudos que mensuram a magnitude do livro didático ser suporte eficiente ao processo de ensino-aprendizagem nos contextos da disciplina de Química.
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