Analysis of the concept of chemical equilibrium presented in Chemistry textbooks, approved by PNLD 2018-2020
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.27799Keywords:
Teaching, Physical Chemistry, ConceptAbstract
The textbook is a tool that helps teachers and students develop various activities in the classroom. This article qualitatively analyzes the concept of chemical equilibrium, carried out from the inspection of six chemistry books, approved by the National Textbook Plan (2018-2020). The objective was to know the way that the concept of chemical equilibrium is approached in these works, considering five indicators: contextualization of the concept of chemical equilibrium; language and scientific rigor; historical evolution; illustrations about the concept; and the relationship of these concepts with practical activities, considering the importance of science learning, using everyday occurrences. Thus, it is evident that the textbook may, in some situations, hinder understand of the concept of chemical balance, when used without the supervision of the teacher. We highlight the lack of studies that measure the magnitude of the textbook being efficient support to the teaching-learning process in the contexts of the chemistry discipline.
Downloads
References
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 2. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: química – guia de livros didáticos – ensino médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/centrais-de conteudos/publicacoes/category/125-guias?download=10745:guia-pnld-2018-quimica>. Acesso em: jul.2019.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de Fevereiro de 2017- Diário Oficial da União - Seção 1 - 17/2/2017, Página 1 (Publicação Original).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf . Acesso em: 19 agosto 2019.
CISCATO, C. A. M. et al. Química. v. 2. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2016.
FABIÃO, L. S.; DUARTE, M. da C. Dificuldades de produção e exploração de analogias: um estudo no tema equilíbrio químico com estudantes/futuros professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Portugal, v. 4, n. 1, p. 1-17. 2005.
FONSECA, M. R. M. da. Química. v. 2. 2. ed., São Paulo: Ática, 2016.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. Análise de dissertações produzidas sobre livros didáticos de química em programas de pós-graduação em ensino de ciências e matemática. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 15, 2010, Brasília. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília, 2010.
MENESES, F. M. G. de. A compreensão de reação química como um sistema
complexo a partir da discussão dos erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes
do ensino médio. 2015, 288 p. Tese (Doutorado em Química) - Programa de Pós-graduação em Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
LISBOA, J. C. F. Ser protagonista: química. v.2. 2. ed., São Paulo: Edições SM, 2016.
STRIEDER, D. M. et al. Ética, ciência e formação de professores: a escola na sociedade contemporânea. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.13, n.03, p.51-66. 2011
MENDONÇA, P. C.; JUSTI, R. S.; FERREIRA, P. F. M. Analogias usadas no ensino de equilíbrio químico: compreensões dos estudantes e papel na aprendizagem. Enseñanza de las Ciencias, Vigo, n. extra, p. 1-4. 2005.
MÓL, G.de S.; SANTOS, W. L.P. dos. Química cidadã, v. 2. 2. Ed. São Paulo: AJS, 2016.
MORTMER, E. F; MACHADO, A. H. Química, v.2. 3.ed. São Paulo: Scipione, 2017.
NOVAIS, V. L. D. de; ANTUNES, M. T. Vivá: química, v.2. 1. Ed. Curitiba: Positivo, 2016.
OLIVEIRA, M. C. et al. Um estudo termodinâmico da corrosão dos aços carbono pelo sulfeto de hidrogênio – explorando conceitos de equilíbrio químico. Química Nova, Guaratinguetá, v. 41, n. 5, p. 594-599. 2018.
PAIVA, J. C. M. Ensino do equilíbrio químico: subtilezas e simulações computacionais. 2000. Tese de Doutorado. Universidade de Aveiro, Portugal, 2000.
RAVIOLO, A.; GARRITZ, A. Analogias no ensino do equilíbrio químico. In:
Química Nova na Escola, São Paulo, v. 27, p. 13-25. 2008.
REIS, M. Química. v. 2. 2. Ed. São Paulo: Ática, 2016.
SANTOS, S. M. O. Critérios para avaliação de livros didáticos de química para o ensino médio. 2006, 235p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.