Revisão de conceitos químicos a partir de tirinhas cômicas aliadas à experimentação em uma escola do programa ensino integral da rede estadual de São Paulo

Autores

  • Francisco José Mininel Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Silvana Márcia Ximenes Mininel Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29540

Palavras-chave:

Tirinhas cômicas, Processo dialógico, Experimentação

Resumo

Este artigo trata da revisão de conceitos químicos em uma sala de aula do 3º ano do Ensino Médio, do Programa Ensino Integral, da rede estadual de São Paulo. Após observar alunos desta série escolar, com dificuldades em relação aos conteúdos trabalhados em séries anteriores, buscou-se revisar conceitos químicos a partir de um trabalho com tirinhas cômicas. As tirinhas foram utilizadas como motivador inicial para que, a partir delas, fosse retomado os conceitos químicos e aprendidos mais consistentemente. Aliou-se às tirinhas, experimentos de fácil execução na própria sala de aula. Durante a aplicação da metodologia, foi estabelecido diálogos entre os alunos com a mediação do professor. Foi efetivamente observado que a aplicação da metodologia foi importante para que os alunos reelaborassem os seus conhecimentos e revisassem os conceitos químicos anteriormente aprendidos.

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Biografia do Autor

Francisco José Mininel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutor. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara. São Paulo. Brasil. E-mail: kmininel17@gmail.com.

Silvana Márcia Ximenes Mininel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestre. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Araraquara. São Paulo. Brasil. E-mail: silvana.mininel@ub.edu.br.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

MININEL, F. J.; MININEL, S. M. X. Revisão de conceitos químicos a partir de tirinhas cômicas aliadas à experimentação em uma escola do programa ensino integral da rede estadual de São Paulo. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 584–602, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29540. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29540. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência