Crenças de autoeficácia Matemática:

revisão sistemática de teses e dissertações brasileiras no período 2002-2021

Autores

  • Paulo Cesar Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Wellington da Silva Instituto Federal de São Paulo
  • Milena Conceição Coutinho Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29816

Palavras-chave:

Revisão bibliográfica, Autoeficácia acadêmica, Autoeficácia docente, Teoria Social Cognitiva

Resumo

O presente relato de pesquisa teve como objetivo apresentar resultados de produções acadêmicas em nível de mestrado e doutorado, acerca das crenças de autoeficácia docente e acadêmica envolvendo o ensino e/ou aprendizagem de conteúdos matemáticos, em diversos segmentos escolares. Essa pesquisa de caráter bibliográfico na modalidade de revisão sistemática teve como procedimento de coleta de dados a busca por trabalhos no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O repertório de pesquisas foi constituído a partir da utilização das palavras-chave ‘crença de autoeficácia’, ‘crença de auto-eficácia’ e ‘matemática’ articulada ao conectivo AND nas duas plataformas digitais de pesquisa. Esse olhar para a literatura disponível revelou a necessidade de investir em pesquisas nas quais haja o confronto entre a prática pedagógica e o discurso de professores, na relação da crença de autoeficácia com outras variáveis.

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Biografia do Autor

Paulo Cesar Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação Matemática, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Coordenador de projeto de pesquisa Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021. E-mail: paulooliveira@ufscar.br.

Wellington da Silva, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação para a Ciência, Instituto Federal de São Paulo, Campus Birigui. E-mail: wmbirigui@gmail.com.

Milena Conceição Coutinho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Bauru. E-mail: milenaccoutinho@hotmail.com.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

OLIVEIRA, P. C.; SILVA, W. da; COUTINHO, M. C. Crenças de autoeficácia Matemática:: revisão sistemática de teses e dissertações brasileiras no período 2002-2021. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 464–489, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29816. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29816. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa