Crenças de autoeficácia Matemática:
revisão sistemática de teses e dissertações brasileiras no período 2002-2021
DOI :
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29816Mots-clés :
Revisão bibliográfica, Autoeficácia acadêmica, Autoeficácia docente, Teoria Social CognitivaRésumé
O presente relato de pesquisa teve como objetivo apresentar resultados de produções acadêmicas em nível de mestrado e doutorado, acerca das crenças de autoeficácia docente e acadêmica envolvendo o ensino e/ou aprendizagem de conteúdos matemáticos, em diversos segmentos escolares. Essa pesquisa de caráter bibliográfico na modalidade de revisão sistemática teve como procedimento de coleta de dados a busca por trabalhos no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O repertório de pesquisas foi constituído a partir da utilização das palavras-chave ‘crença de autoeficácia’, ‘crença de auto-eficácia’ e ‘matemática’ articulada ao conectivo AND nas duas plataformas digitais de pesquisa. Esse olhar para a literatura disponível revelou a necessidade de investir em pesquisas nas quais haja o confronto entre a prática pedagógica e o discurso de professores, na relação da crença de autoeficácia com outras variáveis.
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