Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista

análise de meteoros no Ensino Médio

Autores

  • Helena Ferreira Carrara UNESP
  • Rodolfo Langhi UNESP

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30717

Palavras-chave:

Ensino de astronomia, Meteoros, Análise de conteúdo, Ciência cidadã

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise de conteúdo da produção bibliográfica acadêmica sobre meteoros, ensino de Astronomia e Ciência Cidadã. A partir dos indicadores emergentes desta análise, elaboramos uma proposta de formação para alunos de Ensino Médio que visa o desenvolvimento de habilidades de metodologia científica para análise de registros fotográficos de meteoros. Conclui-se que a importância desse projeto é mostrar o quanto o ensino de Astronomia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais nos estudantes. Isso desperta o interesse para uma aprendizagem significativa, que é quando uma nova informação se relaciona com conhecimentos prévios que o aluno já possui, e pode incentivar a aprendizagem compartilhada, em que eles se ajudam em equipe e colaboram com astrônomos profissionais. Tal proposta vai ao encontro dos objetivos da Ciência Cidadã, os quais fortalecem a visão e integridade da Ciência e dos cientistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Ferreira Carrara, UNESP

Graduação em Licenciatura em Física, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Faculdade de Ciências, Departamento de Física e Meteorologia, Observatório Didático de Astronomia da Unesp Bauru. Bolsista do Programa de Iniciação Científica Unesp/CNPq.

Rodolfo Langhi, UNESP

Doutor em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Faculdade de Ciências, Departamento de Física e Meteorologia, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Observatório Didático de Astronomia da Unesp Bauru.

Referências

ANDRADE, T. B. Estudo de meteoros com o Projeto PatrICIA (Patrulhamento Investigativo do céu por Imageamento Automático). In: LANGHI, R.; RODRIGUES, F. M. Interfaces da Educação em Astronomia: currículo, formação de professores e divulgação científica. v. 2, São Paulo: Livraria da Física, 2021.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BONNEY, R. et al. Citizen Science: A Developing Tool for Expanding Science Knowledge and Scientific Literacy. BioScience, [s. l.], v. 59, n. 11, p. 977-984, 2009.

CARRARA, H. F. Projeto Caça Asteroides: resultados que superam a descoberta de asteroides. In: LANGHI, R.; RODRIGUES, F. M. Interfaces da Educação em Astronomia: currículo, formação de professores e divulgação científica. v. 2. São Paulo: Editora LF, 2022, p. 255 - 271.

CARRARA, H. F.; LANGHI, R. Ensino de Astronomia na Educação Básica: o patrulhamento investigativo do céu noturno por imageamento automático de meteoros. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 32, 2020, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Unesp, 2020, p.1.

CARRARA, H. F.; LANGHI, R. Projeto Caça Asteroides: resultados que superam a descoberta de asteroides. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 33, 2021, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Unesp, 2021. p. 1.

CARRARA, H. F.; LANGHI, R. Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 34, 2022, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Unesp, 2022. p.1.

GHILARDI-LOPES, N.; KAWABE, L A..; VENÂNCIO, R. Relato de experiência do curso de extensão “Ciência cidadã nas escolas” (PROEC-UFABC). Revista da SBEnBio, [s. l.], n. 9, p. 345-356, 2016.

IZECSON, A.; COELHO, A.; JACQUES, C. Criação de uma rede brasileira de câmeras de vídeo automáticas para observação de meteoros. In: ENCONTRO NACIONAL DE ASTRONOMIA, 11, 2008, Maceió. Anais [...]. Maceió: CEFET, 2008. p.41.

JENNISKENS, P. et al. A survey of southern hemisphere meteor showers. Planetary and Space Science, [s. l.], v. 154, p. 21-29, 2018.

KANAMORI, H. Meteors register. Disponível em: <http://sonotaco.com/>. Acesso em: 15 ago. 2022.

LANGHI, R. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 373-399, ago. 2011.

LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2012.

MOLAU, Sirko. Videobeobachtungen von Meteoren. Teil 1: Aufzeichnung von Sternschnuppen und Auswertung der Bänder. Sterne und Weltraum, [s. l.], v. 34, n. 7, p. 554-557, 1995.

PICAZZIO, E. Céu aparente, Sistema Solar e exoplanetas. In: Corpos menores do Sistema Solar. São Paulo: USP/UNIVESP/EDUSP, 2014, p. 125-154.

POMPEA, S.; RUSSO, P. Improving science education: It’s not rocket science—it’s harder!. Physics Today, v. 74, ed. 9, p. 26, 1 set. 2021. DOI 10.1063/PT.3.4833. Disponível em: https://physicstoday.scitation.org/doi/10.1063/PT.3.4833. Acesso em: 24 jan. 2022. RENDTEL, J.; ARLT, R (ed). Handbook for meteor observers. Potsdam: IMO, 2017.

RENDTEL, J.; ARLT, R. Activity Analysis of the 1996 Geminids. WGN, Journal of the International Meteor Organization, [s. l.], v. 25, n.2, p. 75-78, 1997.

SIMPSON, R. Explainer: what is citizen science? In: SIMPSON, Robert. The Conversation. [s/ l], 15 ago. 2013. Disponível em: https://theconversation.com/explainer-what-is-citizen-science-16487. Acesso em: 18 jan. 2022.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

CARRARA, H. F.; LANGHI, R. Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 158–183, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30717. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30717. Acesso em: 2 maio. 2024.