Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista

análise de meteoros no Ensino Médio

Autores

  • Helena Ferreira Carrara UNESP
  • Rodolfo Langhi UNESP

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30717

Palavras-chave:

Ensino de astronomia, Meteoros, Análise de conteúdo, Ciência cidadã

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise de conteúdo da produção bibliográfica acadêmica sobre meteoros, ensino de Astronomia e Ciência Cidadã. A partir dos indicadores emergentes desta análise, elaboramos uma proposta de formação para alunos de Ensino Médio que visa o desenvolvimento de habilidades de metodologia científica para análise de registros fotográficos de meteoros. Conclui-se que a importância desse projeto é mostrar o quanto o ensino de Astronomia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais nos estudantes. Isso desperta o interesse para uma aprendizagem significativa, que é quando uma nova informação se relaciona com conhecimentos prévios que o aluno já possui, e pode incentivar a aprendizagem compartilhada, em que eles se ajudam em equipe e colaboram com astrônomos profissionais. Tal proposta vai ao encontro dos objetivos da Ciência Cidadã, os quais fortalecem a visão e integridade da Ciência e dos cientistas.

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Biografia do Autor

Helena Ferreira Carrara, UNESP

Graduação em Licenciatura em Física, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Faculdade de Ciências, Departamento de Física e Meteorologia, Observatório Didático de Astronomia da Unesp Bauru. Bolsista do Programa de Iniciação Científica Unesp/CNPq.

Rodolfo Langhi, UNESP

Doutor em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Faculdade de Ciências, Departamento de Física e Meteorologia, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Observatório Didático de Astronomia da Unesp Bauru.

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Publicado

31-08-2023

Como Citar

CARRARA, H. F.; LANGHI, R. Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 158–183, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30717. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30717. Acesso em: 4 nov. 2024.