Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista
análise de meteoros no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30717Palavras-chave:
Ensino de astronomia, Meteoros, Análise de conteúdo, Ciência cidadãResumo
Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise de conteúdo da produção bibliográfica acadêmica sobre meteoros, ensino de Astronomia e Ciência Cidadã. A partir dos indicadores emergentes desta análise, elaboramos uma proposta de formação para alunos de Ensino Médio que visa o desenvolvimento de habilidades de metodologia científica para análise de registros fotográficos de meteoros. Conclui-se que a importância desse projeto é mostrar o quanto o ensino de Astronomia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais nos estudantes. Isso desperta o interesse para uma aprendizagem significativa, que é quando uma nova informação se relaciona com conhecimentos prévios que o aluno já possui, e pode incentivar a aprendizagem compartilhada, em que eles se ajudam em equipe e colaboram com astrônomos profissionais. Tal proposta vai ao encontro dos objetivos da Ciência Cidadã, os quais fortalecem a visão e integridade da Ciência e dos cientistas.
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