Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista

análise de meteoros no Ensino Médio

Autores/as

  • Helena Ferreira Carrara UNESP
  • Rodolfo Langhi UNESP

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30717

Palabras clave:

Ensino de astronomia, Meteoros, Análise de conteúdo, Ciência cidadã

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise de conteúdo da produção bibliográfica acadêmica sobre meteoros, ensino de Astronomia e Ciência Cidadã. A partir dos indicadores emergentes desta análise, elaboramos uma proposta de formação para alunos de Ensino Médio que visa o desenvolvimento de habilidades de metodologia científica para análise de registros fotográficos de meteoros. Conclui-se que a importância desse projeto é mostrar o quanto o ensino de Astronomia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais nos estudantes. Isso desperta o interesse para uma aprendizagem significativa, que é quando uma nova informação se relaciona com conhecimentos prévios que o aluno já possui, e pode incentivar a aprendizagem compartilhada, em que eles se ajudam em equipe e colaboram com astrônomos profissionais. Tal proposta vai ao encontro dos objetivos da Ciência Cidadã, os quais fortalecem a visão e integridade da Ciência e dos cientistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Helena Ferreira Carrara, UNESP

Graduação em Licenciatura em Física, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Faculdade de Ciências, Departamento de Física e Meteorologia, Observatório Didático de Astronomia da Unesp Bauru. Bolsista do Programa de Iniciação Científica Unesp/CNPq.

Rodolfo Langhi, UNESP

Doutor em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Faculdade de Ciências, Departamento de Física e Meteorologia, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Observatório Didático de Astronomia da Unesp Bauru.

Citas

ANDRADE, T. B. Estudo de meteoros com o Projeto PatrICIA (Patrulhamento Investigativo do céu por Imageamento Automático). In: LANGHI, R.; RODRIGUES, F. M. Interfaces da Educação em Astronomia: currículo, formação de professores e divulgação científica. v. 2, São Paulo: Livraria da Física, 2021.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BONNEY, R. et al. Citizen Science: A Developing Tool for Expanding Science Knowledge and Scientific Literacy. BioScience, [s. l.], v. 59, n. 11, p. 977-984, 2009.

CARRARA, H. F. Projeto Caça Asteroides: resultados que superam a descoberta de asteroides. In: LANGHI, R.; RODRIGUES, F. M. Interfaces da Educação em Astronomia: currículo, formação de professores e divulgação científica. v. 2. São Paulo: Editora LF, 2022, p. 255 - 271.

CARRARA, H. F.; LANGHI, R. Ensino de Astronomia na Educação Básica: o patrulhamento investigativo do céu noturno por imageamento automático de meteoros. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 32, 2020, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Unesp, 2020, p.1.

CARRARA, H. F.; LANGHI, R. Projeto Caça Asteroides: resultados que superam a descoberta de asteroides. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 33, 2021, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Unesp, 2021. p. 1.

CARRARA, H. F.; LANGHI, R. Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 34, 2022, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Unesp, 2022. p.1.

GHILARDI-LOPES, N.; KAWABE, L A..; VENÂNCIO, R. Relato de experiência do curso de extensão “Ciência cidadã nas escolas” (PROEC-UFABC). Revista da SBEnBio, [s. l.], n. 9, p. 345-356, 2016.

IZECSON, A.; COELHO, A.; JACQUES, C. Criação de uma rede brasileira de câmeras de vídeo automáticas para observação de meteoros. In: ENCONTRO NACIONAL DE ASTRONOMIA, 11, 2008, Maceió. Anais [...]. Maceió: CEFET, 2008. p.41.

JENNISKENS, P. et al. A survey of southern hemisphere meteor showers. Planetary and Space Science, [s. l.], v. 154, p. 21-29, 2018.

KANAMORI, H. Meteors register. Disponível em: <http://sonotaco.com/>. Acesso em: 15 ago. 2022.

LANGHI, R. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 373-399, ago. 2011.

LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2012.

MOLAU, Sirko. Videobeobachtungen von Meteoren. Teil 1: Aufzeichnung von Sternschnuppen und Auswertung der Bänder. Sterne und Weltraum, [s. l.], v. 34, n. 7, p. 554-557, 1995.

PICAZZIO, E. Céu aparente, Sistema Solar e exoplanetas. In: Corpos menores do Sistema Solar. São Paulo: USP/UNIVESP/EDUSP, 2014, p. 125-154.

POMPEA, S.; RUSSO, P. Improving science education: It’s not rocket science—it’s harder!. Physics Today, v. 74, ed. 9, p. 26, 1 set. 2021. DOI 10.1063/PT.3.4833. Disponível em: https://physicstoday.scitation.org/doi/10.1063/PT.3.4833. Acesso em: 24 jan. 2022. RENDTEL, J.; ARLT, R (ed). Handbook for meteor observers. Potsdam: IMO, 2017.

RENDTEL, J.; ARLT, R. Activity Analysis of the 1996 Geminids. WGN, Journal of the International Meteor Organization, [s. l.], v. 25, n.2, p. 75-78, 1997.

SIMPSON, R. Explainer: what is citizen science? In: SIMPSON, Robert. The Conversation. [s/ l], 15 ago. 2013. Disponível em: https://theconversation.com/explainer-what-is-citizen-science-16487. Acesso em: 18 jan. 2022.

Publicado

31-08-2023

Cómo citar

CARRARA, H. F.; LANGHI, R. Educação em Astronomia para a formação do cidadão cientista: análise de meteoros no Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 158–183, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.2.30717. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30717. Acesso em: 22 jul. 2024.