Questões do PISA envolvendo função afim

uma análise na perspectiva da teoria dos campos conceituais

Autores

  • Sandra Maria Tieppo Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Marli Schmitt Zanella Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30984

Palavras-chave:

PISA, Teoria dos Campos Conceituais, Estruturas Aditivas, Estruturas Multiplicativas, Função Afim

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e classificar as questões de Matemática em uma prova do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que podem ser modeladas por uma função afim, à luz da Teoria dos Campos Conceituais (TCC). O aporte teórico é composto pela TCC, especificamente, os campos conceituais aditivo e multiplicativo, e problemas mistos, de Gérard Vergnaud. O corpus da investigação contém 29 situações, descritas por meio de uma função afim ou linear, da prova de 2012, última edição que priorizou a Matemática, e disponibilizou suas questões para o público geral. As situações foram resolvidas e classificadas com base na TCC e nos problemas mistos. Constatou-se que o conceito de função afim é pouco demandado pelo PISA. Observou-se no corpus a prevalência das situações da classe de proporção simples, no campo multiplicativo; comparação multiplicativa e composição de medidas, seguida da proporção simples e composição de medidas, nos problemas mistos.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Tieppo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional, Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná.

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná.

Marli Schmitt Zanella, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Universidade Estadual de Maringá (UEM), Goioerê, Paraná.

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

TIEPPO, S. M.; NOGUEIRA, C. . M. I.; ZANELLA, M. S. Questões do PISA envolvendo função afim: uma análise na perspectiva da teoria dos campos conceituais. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 455–478, 2023. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30984. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/30984. Acesso em: 30 abr. 2024.