Questões do PISA envolvendo função afim
uma análise na perspectiva da teoria dos campos conceituais
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.3.30984Palabras clave:
PISA, Teoria dos Campos Conceituais, Estruturas Aditivas, Estruturas Multiplicativas, Função AfimResumen
O objetivo deste artigo é identificar e classificar as questões de Matemática em uma prova do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que podem ser modeladas por uma função afim, à luz da Teoria dos Campos Conceituais (TCC). O aporte teórico é composto pela TCC, especificamente, os campos conceituais aditivo e multiplicativo, e problemas mistos, de Gérard Vergnaud. O corpus da investigação contém 29 situações, descritas por meio de uma função afim ou linear, da prova de 2012, última edição que priorizou a Matemática, e disponibilizou suas questões para o público geral. As situações foram resolvidas e classificadas com base na TCC e nos problemas mistos. Constatou-se que o conceito de função afim é pouco demandado pelo PISA. Observou-se no corpus a prevalência das situações da classe de proporção simples, no campo multiplicativo; comparação multiplicativa e composição de medidas, seguida da proporção simples e composição de medidas, nos problemas mistos.
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