Pesquisa-Extensão e o compromisso com a Educação Ambiental crítico-transformadora
intersecções entre a agroecologia e o Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.31216Palavras-chave:
Agroecologia, Ensino de Química, Grupo focal, Análise de discursoResumo
A crise ambiental mundial está relacionada à alienante relação que a civilização ocidental estabelece entre o modo de produção capitalista e o ambiente. Objetiva-se compreender os sentidos atribuídos à Educação Ambiental por participantes de um curso remoto de curta duração voltado às interações entre o Ensino de Química e a Agroecologia. Visando a formação de sujeitos reflexivos, conscientes dessa crise e engajada(o)s no seu enfrentamento, a perspectiva Crítico-Transformadora fundamentou a investigação. Os discursos enunciados nos Grupos Focais, nos espaços de discussão do Moodle e em dois questionários foram analisados com o aporte da Análise de Discurso. Conclui-se que a(o)s participantes compreendem a complexidade da relação entre o Ensino de Química e a Agroecologia e distanciam-se da concepção de Educação Ambiental conservacionista em alinhamento à perspectiva Crítico-Transformadora. Considera-se que esta pesquisa pode subsidiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas emancipadoras envolvendo o Ensino de Química e a Agroecologia.
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