Pesquisa-Extensão e o compromisso com a Educação Ambiental crítico-transformadora

intersecções entre a agroecologia e o Ensino de Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.31216

Palabras clave:

Agroecologia, Ensino de Química, Grupo focal, Análise de discurso

Resumen

A crise ambiental mundial está relacionada à alienante relação que a civilização ocidental estabelece entre o modo de produção capitalista e o ambiente. Objetiva-se compreender os sentidos atribuídos à Educação Ambiental por participantes de um curso remoto de curta duração voltado às interações entre o Ensino de Química e a Agroecologia. Visando a formação de sujeitos reflexivos, conscientes dessa crise e engajada(o)s no seu enfrentamento, a perspectiva Crítico-Transformadora fundamentou a investigação. Os discursos enunciados nos Grupos Focais, nos espaços de discussão do Moodle e em dois questionários foram analisados com o aporte da Análise de Discurso. Conclui-se que a(o)s participantes compreendem a complexidade da relação entre o Ensino de Química e a Agroecologia e distanciam-se da concepção de Educação Ambiental conservacionista em alinhamento à perspectiva Crítico-Transformadora. Considera-se que esta pesquisa pode subsidiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas emancipadoras envolvendo o Ensino de Química e a Agroecologia.

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Biografía del autor/a

Luana Alchini, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Renata Orlandi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Graziela Piccoli Richetti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Edilaine Aparecida Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Citas

AUTORA. Informações omitidas para preservar o anonimato da pesquisa.

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Publicado

30-04-2024

Cómo citar

ALCHINI, L.; ORLANDI, R.; RICHETTI, G. P.; VIEIRA, E. A. Pesquisa-Extensão e o compromisso com a Educação Ambiental crítico-transformadora: intersecções entre a agroecologia e o Ensino de Química. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 110–132, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2023.v.7.n.4.31216. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31216. Acesso em: 3 jul. 2024.