ESTUDO DA PROPAGAÇÃO E DAS TROCAS DE CALOR NUMA SALA TEMÁTICA

Autores/as

  • Luiz Otavio Buffon Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-8283-2550
  • Cleiton Kenup Piumbini Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-9579-4995
  • Matheus Braga Pereira Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Arthur Goncalves Nichio Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Dulcinea Williana Oliveira de Souza Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Kaio Victor Marroque de Jesus Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31957
Agencias de apoyo
CAPES

Palabras clave:

Energia térmica, Aquário de convecção, Balão que não estoura, Tornado de fogo, Ação de Extensão

Resumen

 

Este trabajo presenta el montaje, aplicación y evaluación de presentaciones de un grupo de tres estudiantes de Física sobre las formas de propagación e intercambio de calor, a través de conducción y convección. Estas presentaciones formaron parte del salón temático Termodinámica y Fluidos, perteneciente a la acción de extensión VII Expofísica-2022, realizada en conjunto con la X XXXX Semana de la Ciencia y la Tecnología. Los objetivos fueron discutir el concepto de calor como forma de energía en tránsito y los parámetros que influyen en su propagación y transferencia. Para lograrlo, trabajamos con los experimentos del globo que no estalla con la llama, el colorido acuario de convección y el tornado de fuego. Los resultados de la investigación mostraron buena participación del público en las discusiones y una notable evolución en la comprensión de los fenómenos por parte de los estudiantes, a medida que adquirieron experiencia en las presentaciones.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Otavio Buffon, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, buffon@ifes.edu.br.

Cleiton Kenup Piumbini, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Doutor em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, cleiton.kenup@ifes.edu.br.

Matheus Braga Pereira, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, bragafisica11@gmail.com.

Arthur Goncalves Nichio, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, arthurgnichio@gmail.com.

Dulcinea Williana Oliveira de Souza, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, linda2003rosa@gmail.com.

Kaio Victor Marroque de Jesus, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, kaiomarroque@gmail.com.

Citas

ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbef/v25n2/a07v25n2.pdf>. Acesso em: 6 de jan. 2023.

AZEVEDO, M. R. Mediação cultural na contemporaneidade: os museus. 2003. 154 folhas. Dissertação (Mestrado) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Lisboa, 2003.

BUFFON, L. O.; PIUMBINI, C. K.; MODOLO, F. M.; AMORIM, I. S. de; SILVA, J. V. de S.; NASCIMENTO, R. S. do; MORAES, S. C. H. de. Relato das Atividades numa Sala Temática de Termodinâmica e Fluidos. Extensão em Foco, Caçador, v. 9, n. 2, p. 77–94, 2021.

GOHN, M. G. Educação Não Formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas

escolas. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, 2006.

JANJACOMO, J. P.; COELHO, G. R. As mediações e interações estabelecidas na XVI Mostra de Física e Astronomia da UFES. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISA EM

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X, v. 1015, 2015, Águas de Lindóia. Atas...

JENIZE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2º. 2004, Belo Horizonte. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf. Acesso em: 15 de jul. 2024.

MACHADO, V. F.; SASSERON, L. H. As perguntas em aulas investigativas de ciências: a construção teórica de categorias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 29-44, 14 nov. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4229>. Acesso em: 6 de jan. 2021.

MARANDINO, M. Enfoques de Educação e comunicação nas Bioexposições de museus de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n.1, p. 103-120, 2003.

MARTINS, E. F. Extensão como componente curricular: oportunidade de formação integral e de solidariedade. Ciências & Cognição, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 201-209, 2008. Disponível em: https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/232.

NASCIMENTO, S. S.; COSTA, C. B. Um final de semana no zoológico: um passeio educativo? Ensaio: pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 4, n. 1 e 2, p. 1-14, 2002.

RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. A.; PRATA, M. S., BATALHA, T. B. S.; PASSOS NETO, I. D. F. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais - UNIT - Sergipe, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.

VIZZOTTO, P. A. Um panorama sobre as licenciaturas em Física do Brasil: Análise descritiva dos Micro dados do Censo da Educação Superior do INEP. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, p. e20200376, 2020.

Publicado

20-12-2024

Cómo citar

BUFFON, L. O.; PIUMBINI, C. K.; PEREIRA, M. B.; NICHIO, A. G.; SOUZA, D. W. O. de; JESUS, K. V. M. de. ESTUDO DA PROPAGAÇÃO E DAS TROCAS DE CALOR NUMA SALA TEMÁTICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31957. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31957. Acesso em: 6 may. 2025.