ESTUDO DA PROPAGAÇÃO E DAS TROCAS DE CALOR NUMA SALA TEMÁTICA

Autores

  • Luiz Otavio Buffon Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-8283-2550
  • Cleiton Kenup Piumbini Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-9579-4995
  • Matheus Braga Pereira Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Arthur Goncalves Nichio Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Dulcinea Williana Oliveira de Souza Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Kaio Victor Marroque de Jesus Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31957
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Energia térmica, Aquário de convecção, Balão que não estoura, Tornado de fogo, Ação de Extensão

Resumo

Este trabalho analisa as mediações da sala temática de Termodinâmica e Fluidos, durante a VII Expofísica-2022, realizada durante a X Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Cariacica. Nessa sala atuaram 17 mediadores divididos em 5 grupos, contudo, neste artigo, descreve-se em mais detalhes a montagem, a aplicação e a avaliação das apresentações do grupo 2, formado por três licenciandos em Física, que abordou o tema das formas de propagação, troca e transmissão do calor. Para isso, trabalhou-se com os experimentos do balão que não estoura na chama, do aquário colorido de convecção e do tornado de fogo. Durante o evento diversas turmas de ensino médio e fundamental e pessoas avulsas visitaram a sala temática. Os resultados da pesquisa mostraram boa participação e interatividade dos visitantes nas discussões e uma evolução conceitual no entendimento dos fenômenos por parte dos licenciandos.

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Biografia do Autor

Luiz Otavio Buffon, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, buffon@ifes.edu.br.

Cleiton Kenup Piumbini, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Doutor em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, cleiton.kenup@ifes.edu.br.

Matheus Braga Pereira, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, bragafisica11@gmail.com.

Arthur Goncalves Nichio, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, arthurgnichio@gmail.com.

Dulcinea Williana Oliveira de Souza, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, linda2003rosa@gmail.com.

Kaio Victor Marroque de Jesus, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, kaiomarroque@gmail.com.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

BUFFON, L. O.; PIUMBINI, C. K.; PEREIRA, M. B.; NICHIO, A. G.; SOUZA, D. W. O. de; JESUS, K. V. M. de. ESTUDO DA PROPAGAÇÃO E DAS TROCAS DE CALOR NUMA SALA TEMÁTICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31957. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31957. Acesso em: 14 mar. 2025.