ESTUDO DA PROPAGAÇÃO E DAS TROCAS DE CALOR NUMA SALA TEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31957Palavras-chave:
Energia térmica, Aquário de convecção, Balão que não estoura, Tornado de fogo, Ação de ExtensãoResumo
Este trabalho analisa as mediações da sala temática de Termodinâmica e Fluidos, durante a VII Expofísica-2022, realizada durante a X Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, campus Cariacica. Nessa sala atuaram 17 mediadores divididos em 5 grupos, contudo, neste artigo, descreve-se em mais detalhes a montagem, a aplicação e a avaliação das apresentações do grupo 2, formado por três licenciandos em Física, que abordou o tema das formas de propagação, troca e transmissão do calor. Para isso, trabalhou-se com os experimentos do balão que não estoura na chama, do aquário colorido de convecção e do tornado de fogo. Durante o evento diversas turmas de ensino médio e fundamental e pessoas avulsas visitaram a sala temática. Os resultados da pesquisa mostraram boa participação e interatividade dos visitantes nas discussões e uma evolução conceitual no entendimento dos fenômenos por parte dos licenciandos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbef/v25n2/a07v25n2.pdf>. Acesso em: 6 de jan. 2023.
AZEVEDO, M. R. Mediação cultural na contemporaneidade: os museus. 2003. 154 folhas. Dissertação (Mestrado) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Lisboa, 2003.
BUFFON, L. O.; PIUMBINI, C. K.; MODOLO, F. M.; AMORIM, I. S. de; SILVA, J. V. de S.; NASCIMENTO, R. S. do; MORAES, S. C. H. de. Relato das Atividades numa Sala Temática de Termodinâmica e Fluidos. Extensão em Foco, Caçador, v. 9, n. 2, p. 77–94, 2021.
GOHN, M. G. Educação Não Formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas
escolas. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, 2006.
JANJACOMO, J. P.; COELHO, G. R. As mediações e interações estabelecidas na XVI Mostra de Física e Astronomia da UFES. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISA EM
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X, v. 1015, 2015, Águas de Lindóia. Atas...
JENIZE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2º. 2004, Belo Horizonte. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf. Acesso em: 15 de jul. 2024.
MACHADO, V. F.; SASSERON, L. H. As perguntas em aulas investigativas de ciências: a construção teórica de categorias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 29-44, 14 nov. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4229>. Acesso em: 6 de jan. 2021.
MARANDINO, M. Enfoques de Educação e comunicação nas Bioexposições de museus de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n.1, p. 103-120, 2003.
MARTINS, E. F. Extensão como componente curricular: oportunidade de formação integral e de solidariedade. Ciências & Cognição, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 201-209, 2008. Disponível em: https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/232.
NASCIMENTO, S. S.; COSTA, C. B. Um final de semana no zoológico: um passeio educativo? Ensaio: pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 4, n. 1 e 2, p. 1-14, 2002.
RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. A.; PRATA, M. S., BATALHA, T. B. S.; PASSOS NETO, I. D. F. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais - UNIT - Sergipe, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.
VIZZOTTO, P. A. Um panorama sobre as licenciaturas em Física do Brasil: Análise descritiva dos Micro dados do Censo da Educação Superior do INEP. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, p. e20200376, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Otavio Buffon, Cleiton Kenup Piumbini, Matheus Braga Pereira, Arthur Goncalves Nichio, Dulcinea Williana Oliveira de Souza, Kaio Victor Marroque de Jesus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.