ESTUDO DA PROPAGAÇÃO E DAS TROCAS DE CALOR NUMA SALA TEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31957Palabras clave:
Energia térmica, Aquário de convecção, Balão que não estoura, Tornado de fogo, Ação de ExtensãoResumen
Este trabajo presenta el montaje, aplicación y evaluación de presentaciones de un grupo de tres estudiantes de Física sobre las formas de propagación e intercambio de calor, a través de conducción y convección. Estas presentaciones formaron parte del salón temático Termodinámica y Fluidos, perteneciente a la acción de extensión VII Expofísica-2022, realizada en conjunto con la X XXXX Semana de la Ciencia y la Tecnología. Los objetivos fueron discutir el concepto de calor como forma de energía en tránsito y los parámetros que influyen en su propagación y transferencia. Para lograrlo, trabajamos con los experimentos del globo que no estalla con la llama, el colorido acuario de convección y el tornado de fuego. Los resultados de la investigación mostraron buena participación del público en las discusiones y una notable evolución en la comprensión de los fenómenos por parte de los estudiantes, a medida que adquirieron experiencia en las presentaciones.
Descargas
Citas
ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbef/v25n2/a07v25n2.pdf>. Acesso em: 6 de jan. 2023.
AZEVEDO, M. R. Mediação cultural na contemporaneidade: os museus. 2003. 154 folhas. Dissertação (Mestrado) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Lisboa, 2003.
BUFFON, L. O.; PIUMBINI, C. K.; MODOLO, F. M.; AMORIM, I. S. de; SILVA, J. V. de S.; NASCIMENTO, R. S. do; MORAES, S. C. H. de. Relato das Atividades numa Sala Temática de Termodinâmica e Fluidos. Extensão em Foco, Caçador, v. 9, n. 2, p. 77–94, 2021.
GOHN, M. G. Educação Não Formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas
escolas. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, 2006.
JANJACOMO, J. P.; COELHO, G. R. As mediações e interações estabelecidas na XVI Mostra de Física e Astronomia da UFES. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISA EM
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X, v. 1015, 2015, Águas de Lindóia. Atas...
JENIZE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2º. 2004, Belo Horizonte. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf. Acesso em: 15 de jul. 2024.
MACHADO, V. F.; SASSERON, L. H. As perguntas em aulas investigativas de ciências: a construção teórica de categorias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 29-44, 14 nov. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4229>. Acesso em: 6 de jan. 2021.
MARANDINO, M. Enfoques de Educação e comunicação nas Bioexposições de museus de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n.1, p. 103-120, 2003.
MARTINS, E. F. Extensão como componente curricular: oportunidade de formação integral e de solidariedade. Ciências & Cognição, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 201-209, 2008. Disponível em: https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/232.
NASCIMENTO, S. S.; COSTA, C. B. Um final de semana no zoológico: um passeio educativo? Ensaio: pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 4, n. 1 e 2, p. 1-14, 2002.
RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. A.; PRATA, M. S., BATALHA, T. B. S.; PASSOS NETO, I. D. F. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais - UNIT - Sergipe, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.
VIZZOTTO, P. A. Um panorama sobre as licenciaturas em Física do Brasil: Análise descritiva dos Micro dados do Censo da Educação Superior do INEP. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, p. e20200376, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luiz Otavio Buffon, Cleiton Kenup Piumbini, Matheus Braga Pereira, Arthur Goncalves Nichio, Dulcinea Williana Oliveira de Souza, Kaio Victor Marroque de Jesus

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.