ESTUDO DA PROPAGAÇÃO E DAS TROCAS DE CALOR NUMA SALA TEMÁTICA

Authors

  • Luiz Otavio Buffon Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-8283-2550
  • Cleiton Kenup Piumbini Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-9579-4995
  • Matheus Braga Pereira Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Arthur Goncalves Nichio Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Dulcinea Williana Oliveira de Souza Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica
  • Kaio Victor Marroque de Jesus Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31957
Supporting Agencies
CAPES

Keywords:

Energia térmica, Aquário de convecção, Balão que não estoura, Tornado de fogo, Ação de Extensão

Abstract

This work presents the assembly, application and evaluation of the presentations of a group of three undergraduates in Physics on the forms of propagation and heat exchange, through conduction and convection. These presentations were part of the thematic room on Thermodynamics and Fluids, belonging to the VII Expofísica-2022 extension action, held together with the X Week of Science and Technology of the Federal Institute of Espírito Santo, Campus Cariacica. The objectives were to discuss the concept of heat as a form of energy in transit and the parameters that influence its propagation. For this, we worked with the experiments of the bladder that does not burst in the flame, the colored convection aquarium and the fire tornado. The survey results showed good public participation in the discussions. Another noted result was the evolution in the understanding of the phenomena by the undergraduates, as they acquired experience in the presentations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Otavio Buffon, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, buffon@ifes.edu.br.

Cleiton Kenup Piumbini, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Doutor em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, cleiton.kenup@ifes.edu.br.

Matheus Braga Pereira, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, bragafisica11@gmail.com.

Arthur Goncalves Nichio, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, arthurgnichio@gmail.com.

Dulcinea Williana Oliveira de Souza, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, linda2003rosa@gmail.com.

Kaio Victor Marroque de Jesus, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física (NEEF) - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Licenciando em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, kaiomarroque@gmail.com.

References

ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbef/v25n2/a07v25n2.pdf>. Acesso em: 6 de jan. 2023.

AZEVEDO, M. R. Mediação cultural na contemporaneidade: os museus. 2003. 154 folhas. Dissertação (Mestrado) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Lisboa, 2003.

BUFFON, L. O.; PIUMBINI, C. K.; MODOLO, F. M.; AMORIM, I. S. de; SILVA, J. V. de S.; NASCIMENTO, R. S. do; MORAES, S. C. H. de. Relato das Atividades numa Sala Temática de Termodinâmica e Fluidos. Extensão em Foco, Caçador, v. 9, n. 2, p. 77–94, 2021.

GOHN, M. G. Educação Não Formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas

escolas. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, 2006.

JANJACOMO, J. P.; COELHO, G. R. As mediações e interações estabelecidas na XVI Mostra de Física e Astronomia da UFES. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISA EM

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X, v. 1015, 2015, Águas de Lindóia. Atas...

JENIZE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2º. 2004, Belo Horizonte. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf. Acesso em: 15 de jul. 2024.

MACHADO, V. F.; SASSERON, L. H. As perguntas em aulas investigativas de ciências: a construção teórica de categorias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 29-44, 14 nov. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4229>. Acesso em: 6 de jan. 2021.

MARANDINO, M. Enfoques de Educação e comunicação nas Bioexposições de museus de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n.1, p. 103-120, 2003.

MARTINS, E. F. Extensão como componente curricular: oportunidade de formação integral e de solidariedade. Ciências & Cognição, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 201-209, 2008. Disponível em: https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/232.

NASCIMENTO, S. S.; COSTA, C. B. Um final de semana no zoológico: um passeio educativo? Ensaio: pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 4, n. 1 e 2, p. 1-14, 2002.

RODRIGUES, A. L. L.; COSTA, C. L. N. A.; PRATA, M. S., BATALHA, T. B. S.; PASSOS NETO, I. D. F. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais - UNIT - Sergipe, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.

VIZZOTTO, P. A. Um panorama sobre as licenciaturas em Física do Brasil: Análise descritiva dos Micro dados do Censo da Educação Superior do INEP. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, p. e20200376, 2020.

Published

20-12-2024

How to Cite

BUFFON, L. O.; PIUMBINI, C. K.; PEREIRA, M. B.; NICHIO, A. G.; SOUZA, D. W. O. de; JESUS, K. V. M. de. ESTUDO DA PROPAGAÇÃO E DAS TROCAS DE CALOR NUMA SALA TEMÁTICA. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.31957. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/31957. Acesso em: 6 may. 2025.