Bool review entitled of “Didactic phenomena in an introduction class to algebra: multiple views and theoretical perspectives”

Authors

Abstract

O livro, Fenômenos didáticos em uma aula de introdução à álgebra: múltiplos olhares e perspectivas teóricas, organizado por Anna Paula de Avelar Brito Lima, Iranete Maria da Silva Lima, Lucia de Fátima Araújo e Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, é fruto do grupo de pesquisa: fenômenos didáticos na classe de matemática, credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, desde o ano de 2004.

Esse livro foi baseado na análise de duas aulas da disciplina de matemática, conduzida pela professora dona Rosa (pseudônimo), especificamente quando integrava o conteúdo de equações do primeiro grau, para uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Pesqueira, estado de Pernambuco. As aulas foram gravadas, transcritas e analisadas, resultando em seis capítulos. Para refletir sobre os seis capítulos, esta resenha debateu cada capítulo individualmente e, posteriormente, articulou-os. Essa organização evita uma leitura densa ou repetitiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco- UPE/ Campus Mata Norte. Possui Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros- FADIMAB. Mestre e doutorando em Educação Matemática e Tecnológica- UFPE.

References

BAUMGART, J. K. História da Álgebra. São Paulo: Atual, 1992.

BRASIL. S. E. F. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. 3ª ed. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches em Didactiques des Mathématiques, Grenoble, v. 7, n. 2, p. 33-116. 1986.

BROUSSEAU, G. Théorie des situations didactiques. Textes rassemblés et préparés par N. Balacheff, M. Cooper, R. Sutherland, V. Warfield. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1998.

CHEVALLARD, Y. L’analise des pratiques enseignantes em théorie antropologique du didactique. Recherches em Didactiques des Mathématiques, Grenoble, v. 19, n. 2, p. 221-265. 1999.

DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 4ª ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 37-78.

FIORENTINI, D.; MIORIN, M. A.; MIGUEL, A. Contribuição para um repensar... a Educação Algébrica Elementar. ProPosições. Campinas, v. 4, n. 1, p. 78-91. 1993.

LIMA, A. P. A. B.; LIMA, I. M. S.; ARAÚJO, L. F.; ANDRADE, V. L. V. X. (Org.). Fenômenos didáticos em uma aula de introdução à álgebra: múltiplos olhares e perspectivas teóricas. Recife: Editora UFPE, 2017.

MARGOLINAS, C. Situations, milieux, connaissances: analyse de l’ activité du professeur. Actes de la 11ème Ecole d’Eté de Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 11, n. 1, p. 141-157. 2002.

PERNAMBUCO. S. E. Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco: matemática. Recife: Secretaria de Educação, 2008.

PERNAMBUCO. S. E. Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco: Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Recife: Secretaria de Educação, 2012.

PERNAMBUCO. S. E. Parâmetros na sala de aula de Matemática: Ensino Fundamental e Médio. Recife: Secretaria de Educação, 2014.

USISKIN, Z. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.). As idéias da álgebra. São Paulo: Atual, 1995. p. 9-22.

Published

26-08-2022

How to Cite

PACHÊCO, F. F. F. Bool review entitled of “Didactic phenomena in an introduction class to algebra: multiple views and theoretical perspectives” . Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 304–310, 2022. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28812. Acesso em: 3 nov. 2024.

Issue

Section

Resumos