Resenha do livro intitulado de "Fenômenos didáticos em uma aula de introdução à álgebra: múltiplos olhares e perspectivas teóricas”
Resumo
O livro, Fenômenos didáticos em uma aula de introdução à álgebra: múltiplos olhares e perspectivas teóricas, organizado por Anna Paula de Avelar Brito Lima, Iranete Maria da Silva Lima, Lucia de Fátima Araújo e Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, é fruto do grupo de pesquisa: fenômenos didáticos na classe de matemática, credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, desde o ano de 2004.
Esse livro foi baseado na análise de duas aulas da disciplina de matemática, conduzida pela professora dona Rosa (pseudônimo), especificamente quando integrava o conteúdo de equações do primeiro grau, para uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Pesqueira, estado de Pernambuco. As aulas foram gravadas, transcritas e analisadas, resultando em seis capítulos. Para refletir sobre os seis capítulos, esta resenha debateu cada capítulo individualmente e, posteriormente, articulou-os. Essa organização evita uma leitura densa ou repetitiva.
Downloads
Referências
BAUMGART, J. K. História da Álgebra. São Paulo: Atual, 1992.
BRASIL. S. E. F. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. 3ª ed. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches em Didactiques des Mathématiques, Grenoble, v. 7, n. 2, p. 33-116. 1986.
BROUSSEAU, G. Théorie des situations didactiques. Textes rassemblés et préparés par N. Balacheff, M. Cooper, R. Sutherland, V. Warfield. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1998.
CHEVALLARD, Y. L’analise des pratiques enseignantes em théorie antropologique du didactique. Recherches em Didactiques des Mathématiques, Grenoble, v. 19, n. 2, p. 221-265. 1999.
DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 4ª ed. Campinas: Papirus, 2003. p. 37-78.
FIORENTINI, D.; MIORIN, M. A.; MIGUEL, A. Contribuição para um repensar... a Educação Algébrica Elementar. ProPosições. Campinas, v. 4, n. 1, p. 78-91. 1993.
LIMA, A. P. A. B.; LIMA, I. M. S.; ARAÚJO, L. F.; ANDRADE, V. L. V. X. (Org.). Fenômenos didáticos em uma aula de introdução à álgebra: múltiplos olhares e perspectivas teóricas. Recife: Editora UFPE, 2017.
MARGOLINAS, C. Situations, milieux, connaissances: analyse de l’ activité du professeur. Actes de la 11ème Ecole d’Eté de Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 11, n. 1, p. 141-157. 2002.
PERNAMBUCO. S. E. Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco: matemática. Recife: Secretaria de Educação, 2008.
PERNAMBUCO. S. E. Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco: Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Recife: Secretaria de Educação, 2012.
PERNAMBUCO. S. E. Parâmetros na sala de aula de Matemática: Ensino Fundamental e Médio. Recife: Secretaria de Educação, 2014.
USISKIN, Z. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.). As idéias da álgebra. São Paulo: Atual, 1995. p. 9-22.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Franklin Fernando Ferreira Pachêco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.