EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM CONTEXTOS DE PÓS-VERDADES: FOMENTANDO O PENSAMENTO CRÍTICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33012

Keywords:

Denialisms, fake news, social studies on science-technology, history and philosophy of science, Freirean perspective, Biofuels

Abstract

This essay promotes reflections on the knowledge necessary to denounce scientific and denialist perspectives in post-truth contexts, presenting historical, sociological, pedagogical and epistemological elements that support a socially referenced perspective of science-technology (ST). The main argument defended is that the denunciation of absolute perspectives present in science itself, as well as anti-science views, intensified in times of post-truth, does not constitute a self-exclusive movement, on the contrary, it is a movement that is complements and ends up strengthening a more realistic view of scientific activity. These discussions contribute to combating scientific misinformation in the current scenario, highlighting the commitment of Science Education to the critical transformation of reality.

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Author Biographies

Rodrigo da Luz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2012-2016), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017-2019) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019-2023). Professor assistente, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, atuando na área de educação e prática de ensino de ciências. Coordenador do LEBio -Laboratório de Ensino de Biologia, líder do grupo de estudos e pesquisa IDEIAS - Investigações e Diálogos Educacionais Insurgentes em Ambiente e Sociedade, também é filiado a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e a Associação Ibero-Americana em Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência (AIA-CTS). Vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à Perspectiva Freireana, Educação em Ciências, Educação Ambiental e Educação CTS/CTSA.

Eliane dos Santos Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2015), mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2018) e doutora em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília - UnB (2023). Filiada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Tem experiência na área de Ensino de Ciências e tem atuado, principalmente, nas seguintes áreas: Educação CTS, Perspectiva Educacional de Paulo Freire, articulação Freire-CTS, Abordagem Temática e diálogo de saberes. Atualmente é professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA, na área de Ensino de Química.

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Published

20-12-2024

How to Cite

DA LUZ, R.; DOS SANTOS ALMEIDA, E. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM CONTEXTOS DE PÓS-VERDADES: FOMENTANDO O PENSAMENTO CRÍTICO . Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33012. Acesso em: 6 may. 2025.