EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM CONTEXTOS DE PÓS-VERDADES: FOMENTANDO O PENSAMENTO CRÍTICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33012

Palabras clave:

Negacionismos, Fake News, Estudos Sociais sobre Ciência-Tecnologia, História e Filosofia da Ciência, Verdade

Resumen

Este ensaio promove reflexões sobre os conhecimentos necessários à denúncia de perspectivas cientificistas e negacionistas em contextos de pós-verdades, apresentando elementos históricos, sociológicos, pedagógicos e epistemológicos que sustentam a dimensão social da ciência-tecnologia (CT). Para tanto, o ensaio percorre por algumas abordagens sobre a verdade postas ao longo da história da humanidade, expondo suas características e implicações para a Educação em Ciências. O principal argumento defendido é o de que a denúncia de perspectivas absolutas presentes na própria ciência, bem como de visões anticiência, intensificadas em tempos de pós-verdade, não constitui um movimento autoexcludente, pelo contrário, trata-se de um movimento que se complementa e termina por fortalecer uma visão realista da atividade científica. Essas discussões contribuem para o enfrentamento da desinformação científica no cenário atual, ressaltando o compromisso da Educação em Ciências com a transformação crítica da realidade.

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Biografía del autor/a

Rodrigo da Luz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2012-2016), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017-2019) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019-2023). Professor assistente, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, atuando na área de educação e prática de ensino de ciências. Coordenador do LEBio -Laboratório de Ensino de Biologia, líder do grupo de estudos e pesquisa IDEIAS - Investigações e Diálogos Educacionais Insurgentes em Ambiente e Sociedade, também é filiado a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e a Associação Ibero-Americana em Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência (AIA-CTS). Vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à Perspectiva Freireana, Educação em Ciências, Educação Ambiental e Educação CTS/CTSA.

Eliane dos Santos Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2015), mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2018) e doutora em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília - UnB (2023). Filiada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Tem experiência na área de Ensino de Ciências e tem atuado, principalmente, nas seguintes áreas: Educação CTS, Perspectiva Educacional de Paulo Freire, articulação Freire-CTS, Abordagem Temática e diálogo de saberes. Atualmente é professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA, na área de Ensino de Química.

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Publicado

20-12-2024

Cómo citar

DA LUZ, R.; DOS SANTOS ALMEIDA, E. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM CONTEXTOS DE PÓS-VERDADES: FOMENTANDO O PENSAMENTO CRÍTICO . Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.33012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33012. Acesso em: 6 may. 2025.