Dificuldades de aprendizagem cognitivas em Matemática:
estudo de caso com professor do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Canindé
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.27908Palabras clave:
Ensino da matemática, Dificuldades de aprendizagem, Ensino médio.Resumen
Objetiva-se, com esta pesquisa, identificar as dificuldades de aprendizagem cognitivas em matemática pontuadas pelos professores do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Canindé. Especificamente, analisar as ações desenvolvidas por esses professores para diminuir tais dificuldades, bem como propor orientações pedagógicas que contribuam com as suas práticas, visando minimizar as dificuldades encontradas. O arcabouço teórico foi constituído por Sánchez (2004), Vargas (2006), Santos (2007) e Suleiman (2016), dentre outros. De cunho qualitativo, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e foi desenvolvida no segundo semestre de 2020. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário de cinco perguntas. Para a sua análise, seguiu-se as fases de ordenação, classificação e análise propriamente dita. Os resultados mostraram que as dificuldades não dizem respeito às especificidades do Ensino Médio, mas decorrem do Ensino Fundamental, necessitando ser trabalhadas também no nível de ensino corrente.
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