A visão de professores sobre o uso de smartphone na disciplina de Matemática:

uma análise comparativa sobre o período antes e durante a pandemia da Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.28229

Palabras clave:

Celular, Conteúdos de matemática, Recurso, Tecnologia

Resumen

O objetivo deste texto é apresentar a visão de professores sobre o uso de smartphone na disciplina de matemática antes e durante o período da pandemia da covid-19. Para atender ao propósito de investigação, adotou-se uma revisão da literatura com textos que se debruçassem sobre o estudo de tecnologias. A metodologia empregada foi de ênfase qualitativa. Participaram deste estudo 14 professores. Os resultados mostraram que antes da pandemia da covid-19, o total de 8 professores usavam o smartphone no ambiente da sala de aula. Com as aulas remotas, por causa da pandemia da covid-19, verificou-se que 12 professores se apoiaram no smartphone para explorar algum conhecimento da matemática. Percebeu-se, com isso, que a partir da pandemia da covid-19 houve um avanço do uso de smartphone pelo professor no contexto educacional. O smartphone é um recurso relevante para a prática do professor explorar conhecimentos no ambiente da sala de aula.

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Biografía del autor/a

Irenildo Barbosa da Silva, Instituto Federal de Pernambuco

Especialização em Ensino da Matemática para o Ensino Médio (IFPE). Instituto Federal de Pernambuco, (IFPE), Campus Limoeiro, Pernambuco, Brasil. E-mail: irenildo.dasilva@dieboldnixdorf.com.

Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. E-mail: pacheco.franklin9@gmail.com.

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Publicado

23-12-2022

Cómo citar

SILVA, I. B. da; PACHÊCO, F. F. F. A visão de professores sobre o uso de smartphone na disciplina de Matemática:: uma análise comparativa sobre o período antes e durante a pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 428–444, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.28229. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/28229. Acesso em: 12 may. 2024.

Número

Sección

Pesquisa