A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais na resolução de questões sobre áreas e perímetros
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29086Palabras clave:
Ensino de Áreas e de Perímetros, Dificuldades sobre áreas e perímetros, Análise de Erros, Educação MatemáticaResumen
Neste artigo apresentamos uma análise de resoluções referente a duas questões sobre o cálculo de perímetro e de área, realizadas por estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O objetivo foi identificar e analisar as dificuldades e defasagens que os participantes desta pesquisa apresentavam acerca dos conceitos e operações envolvendo área e perímetro. As duas questões foram aplicadas de forma remota, pela plataforma Google Meet, para 78 estudantes, no início do ano letivo de 2021, que as resolveram individualmente e sem consulta. Em seguida, realizamos uma análise de erros das resoluções desenvolvidas pelos participantes, à luz da interação de aspectos formais, algorítmicos e intuitivos. De maneira geral, os resultados indicaram dificuldades conceituais e operatórias sobre área e perímetro para boa parte dos participantes, que não inter-relacionaram aspectos formais, algorítmicos e intuitivos em suas resoluções.
Descargas
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3.ed. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
FISCHBEIN, E. The interaction between the formal, the algorithmic and the intuitive components in a mathematical activity. In: BIEHLER, R. et al. (Org.) Didactics of mathematics as a scientific discipline. Dordrecht: Kluwer Academic Publisher, 1994. p.231-245.
GUIMARÃES, R. C. C. et al. Uma análise das dificuldades de ingressantes no ensino médio na resolução de questões sobre área e perímetro. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Presidente Epitácio, v. 2, n. 1, p. 4-24, jan.-jul. 2021. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/1721. Acesso em: 27 set. 2021.
HENRIQUES, M. D.; SILVA, A. M. Dificuldades de aprendizagem de área e perímetro na perspectiva da produção de significados. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, Jaén. v. 37, p. 31-55, mar. 2014. Disponível em:
https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/741. Acesso em: 10 set. 2021.
MUNHOS, R. A. F.; KLAUS, V. L. C. A. Investigando perímetro e área por meio da resolução de problemas: vivências com alunos de um 8º ano do ensino fundamental. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2016. Curitiba: SEED/PR., v.1 (Cadernos PDE), 2018. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_mat_unioeste_reginaaparecidadefreitas.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.
SANTOS, J. A. S. Problemas de ensino e de aprendizagem em perímetro e área de figuras planas. REVEMAT, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 224-238. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/ index.php/revemat/article/view/1981-1322.2014v9n1p224. Acesso em: 15 set. 2021.
SILVA, J. A. As relações entre área e perímetro na geometria plana: o papel dos observáveis e das regulações na construção da explicação. Bolema, Rio Claro, v. 22, n. 34, p. 81-104. 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/ view/3300. Acesso em: 10 set. 2021.
STEFANI, A.; PROENÇA, M. C. Resolução de problemas de área e perímetro: análise dos conhecimentos e dificuldades de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Revista Valore, Volta Redonda, v. 3, p. 353-363. 2018. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br /valore/article/view/177. Acesso em: 10 set. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Leonardo Biscaino, William Vieira, Roberto Seidi Imafuku, Emanoel Fabiano Menezes Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.