A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais na resolução de questões sobre áreas e perímetros

Autores/as

  • Leonardo Biscaino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • William Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Roberto Seidi Imafuku Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Emanoel Fabiano Menezes Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29086

Palabras clave:

Ensino de Áreas e de Perímetros, Dificuldades sobre áreas e perímetros, Análise de Erros, Educação Matemática

Resumen

Neste artigo apresentamos uma análise de resoluções referente a duas questões sobre o cálculo de perímetro e de área, realizadas por estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O objetivo foi identificar e analisar as dificuldades e defasagens que os participantes desta pesquisa apresentavam acerca dos conceitos e operações envolvendo área e perímetro. As duas questões foram aplicadas de forma remota, pela plataforma Google Meet, para 78 estudantes, no início do ano letivo de 2021, que as resolveram individualmente e sem consulta. Em seguida, realizamos uma análise de erros das resoluções desenvolvidas pelos participantes, à luz da interação de aspectos formais, algorítmicos e intuitivos. De maneira geral, os resultados indicaram dificuldades conceituais e operatórias sobre área e perímetro para boa parte dos participantes, que não inter-relacionaram aspectos formais, algorítmicos e intuitivos em suas resoluções.

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Biografía del autor/a

Leonardo Biscaino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Licenciando em Matemática, bolsista de extensão e membro do CEPIN – Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores do Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus Guarulhos. E-mail: leoguarini.99@gmail.com.

William Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutor em Educação Matemática e membro do CEPIN – Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores do Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus Guarulhos. E-mail: wvieira@ifsp.edu.br.

Roberto Seidi Imafuku, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutor em Educação Matemática e membro do CEPIN – Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores do Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus Guarulhos. E-mail: roberto.imafuku@ifsp.edu.br.

Emanoel Fabiano Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutorando em Matemática Aplicada e membro do CEPIN – Centro de Pesquisa e Inovação em Educação Matemática e Formação de Professores do Instituto Federal de São Paulo – IFSP campus Guarulhos. E-mail: emanoel.pereira@ifsp.edu.br.

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Publicado

23-12-2022

Cómo citar

BISCAINO, L.; VIEIRA, W. .; IMAFUKU, R. S.; PEREIRA, E. F. M. A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais na resolução de questões sobre áreas e perímetros. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 344–365, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29086. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29086. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Pesquisa