As dimensões da aprendizagem científica em aulas remotas de Química utilizando vídeos de experimentos científicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29307

Palabras clave:

Ensino de ciências, Conceitos transversais, Práticas científicas, Aprendizagem centrada no estudante

Resumen

A pesquisa teve como objetivo analisar as dimensões da aprendizagem científica evidenciadas em aulas remotas, utilizando como recurso didático vídeos de experimentos científicos. Foram analisadas as respostas dos estudantes às atividades e às discussões pré e pós-experimento em sala de aula. As aulas foram gravadas, transcritas e analisadas com base nos pressupostos da análise de conteúdo. Foram identificadas cinco das oito práticas científicas mencionadas no referencial do NRC (2012). Em relação aos conceitos transversais, foram identificados quatro deles, além de um grupo de ideias disciplinares. A participação dos estudantes nas intervenções possibilitou a promoção do letramento científico, uma vez que as atividades foram desenvolvidas a favor da compreensão de uma situação-problema de conceitos químicos, engajando os estudantes em um processo de participação ativa, contribuindo para a aprendizagem científica.

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Biografía del autor/a

Keila Padilha de Oliveira Camargo de Lima, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: keilapadilhal@gmail.com.

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Associada do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: fabieledias@uel.br.

João Paulo Camargo de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professor Associado do Departamento Acadêmico de Física, Campus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil.  E-mail: joaopaulo@utfpr.edu.br.

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Publicado

23-12-2022

Cómo citar

LIMA, K. P. de O. C. de; BROIETTI, F. C. D.; LIMA, J. P. C. de. As dimensões da aprendizagem científica em aulas remotas de Química utilizando vídeos de experimentos científicos. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 401–427, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29307. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/29307. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Pesquisa