As dimensões da aprendizagem científica em aulas remotas de Química utilizando vídeos de experimentos científicos
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.29307Palavras-chave:
Ensino de ciências, Conceitos transversais, Práticas científicas, Aprendizagem centrada no estudanteResumo
A pesquisa teve como objetivo analisar as dimensões da aprendizagem científica evidenciadas em aulas remotas, utilizando como recurso didático vídeos de experimentos científicos. Foram analisadas as respostas dos estudantes às atividades e às discussões pré e pós-experimento em sala de aula. As aulas foram gravadas, transcritas e analisadas com base nos pressupostos da análise de conteúdo. Foram identificadas cinco das oito práticas científicas mencionadas no referencial do NRC (2012). Em relação aos conceitos transversais, foram identificados quatro deles, além de um grupo de ideias disciplinares. A participação dos estudantes nas intervenções possibilitou a promoção do letramento científico, uma vez que as atividades foram desenvolvidas a favor da compreensão de uma situação-problema de conceitos químicos, engajando os estudantes em um processo de participação ativa, contribuindo para a aprendizagem científica.
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