LOS ELEMENTOS CONSTITUYENTES DEL CAMPO CIENTÍFICO DE LA EDUCACIÓN QUÍMICA EN EL ESTADO DE PARANÁ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32263

Palabras clave:

State of Paraná; Scientific field; Trajectory.

Resumen

La investigación tuvo como objetivo elegir los elementos constitutivos del campo científico de la Educación Química (EQ) a partir de la trayectoria de docentes e investigadores del área de Enseñanza de la Química en carreras de Licenciatura en Química en instituciones públicas del estado de Paraná. El diseño metodológico implicó la identificación de agentes del área resultante de la entrevista a 6 docentes de este campo. La metodología de análisis permitió emerger categorías temáticas a posteriori, a partir de hechos comunes de estas trayectorias individuales, lo que permitió señalar que, la contratación de docentes con formación específica, la ampliación de los posgrados, la creación de eventos científicos regionales y el fortalecimiento de la capacidad pública Las políticas de iniciación a la docencia, contribuyeron a reunir agentes de un campo científico en ese estado.

 

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Biografía del autor/a

Franciellen Rodrigues da Silva Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como docente do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS de 2019 a 2023. Coordenadora de área do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na UFSC. Integrante do Grupo de Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências GETEPEC da UEL e do Grupo de Pesquisa Processos Formativos e Linguagens na Educação em Ciências da Natureza da UFPR, Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores da UEPG. Participante do projeto de pesquisa: o campo da Educação Química no estado do Paraná: da constituição e nucleação de grupos de ensino e pesquisa à constituição de redes colaborativas pela Fundação Araucária. Coordenou o projeto de pesquisa "A trajetória dos professores de Química: um estudo sociológico para escolha e a permanência dos egressos na docência pela UEFS. Atuou como professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Campo Mourão. Participou como Bolsista de iniciação a docência na UEM, voluntária na UFPR e coordenadora na UEFS no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) . Tem experiência na área de Ensino de Ciências/ Química, trabalhando com os seguintes temas: Formação de Professores, Materiais Didáticos e a Constituição do campo da Educação em Química. ORCID iD: 0000-0003-3381-1179

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática da UEM. lorencinijunior@gmail.com

Leila Inês Follmann Freire, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG. leilaiffreire@gmail.com

 

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Publicado

20-12-2024

Cómo citar

DA SILVA COSTA, F. R.; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro; FOLLMANN FREIRE, L. I. LOS ELEMENTOS CONSTITUYENTES DEL CAMPO CIENTÍFICO DE LA EDUCACIÓN QUÍMICA EN EL ESTADO DE PARANÁ. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.48075/ReBECEM.2024.v.8.n.3.32263. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/32263. Acesso em: 14 mar. 2025.